Renato Antunes faz análise de projeto do Executivo
“Gostaria de parabenizar a vereadora pelas iniciativas. Infelizmente, deixamos de atender grande parte da população que no “Fique em Casa” do ano passado está passando fome. Por diversas vezes alertei que não basta ficar em casa. A saúde é tão importante quanto a comida para chegar na mesa do trabalhador. Muito se discute sobre a responsabilidade federal, estadual ou municipal, mas ela é coletiva. Vou votar favorável ao projeto de lei. Entendo a sua necessidade, mas deixamos de ampliar e de termos dado a nossa parcela de contribuição”.
Em aparte, Liana Cirne (PT) recordou que na formulação de emendas procurou o líder do governo, vereador Samuel Salazar (MDB), e a Secretaria de Cultura. Ela também destacou a importância de atender a questão dos profissionais que trabalham no Carnaval independentemente de partidos políticos diferentes. “ Procurei o líder e a Secretaria de Cultura do Recife e essa tem sido a minha postura. O que fizer de certo, irei aplaudir. O que fizer de errado, vou criticar. Já elogiei várias vezes o Auxílio Municipal Emergencial e acredito que a cultura é maior, a fome é maior e a gente tem que aprender que estamos além das nossas siglas partidárias. Poderíamos fazer muito mais e as propostas excluem os mais vulneráveis”.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) enfatizou que o Governo Federal não enviou verbas aos que trabalham no Carnaval e criticou fala do ministro do Turismo, Gilson Machado. “O Governo Federal não colocou nenhuma verba para atender o Carnaval. Não só aqui como no Rio de Janeiro, São Paulo e todos os confins desse País. É uma cadeia produtiva de R$ 8 bilhões somente do Carnaval. O Ministro do Turismo que deveria captar recursos colocou que a covid-19 estava acontecendo porque era fruto de uma vingança divina por conta do que fazemos no Carnaval. Não podemos aceitar que essas coisas aconteçam e também não podemos diminuir o trabalho do prefeito João Campos. O AME é um projeto positivo e que existe, sim, a responsabilidade federativa do município, do estado e federal”.
Em 16.02.2021, às 14h20.