Romerinho Jatobá abre reunião solene para instalação da 18º Legislatura

A instalação da 1ª Sessão Legislativa, da 18º Legislatura, sob a presidência do vereador Romerinho Jatobá (PSB), aconteceu na manhã desta segunda-feira (1º) e, em virtude da pandemia, foi transmitida por videoconferência do plenário da Casa. A reunião solene contou com a participação do prefeito João Campos. No discurso de abertura, o presidente da Casa conclamou a todos a trabalhar pela vacinação o mais urgente possível e exortou os parlamentares ao diálogo e entendimento.

Romerinho Jatobá ressaltou que é grande a honra de presidir os trabalhos da Casa, considerando que é ainda maior a responsabilidade por conta do atual momento histórico. Segundo ele, O mundo vive um tempo de esperança com o início dos processos de vacinação, com a possibilidade de conter a pandemia, protegendo as pessoas, para finalmente retomar as atividades econômicas. Lembrou aos colegas, vereadoras e vereadores,  “o compromisso com a população recifense e a obrigação que a história nos impôs, em ajudar a acelerar os trabalhos da vacinação. Precisaremos proteger o máximo possível de pessoas, salvar vidas, para que a retomada seja segura e saudável para a população”.

Para ele, é preciso estar atento ao novo normal e juntos compreender e ajudar a construir um momento que tem a necessidade de ser mais inclusivo. “Estamos diante de uma virada geracional e comportamental. Esta década, que se iniciou há um mês, será decisiva para o futuro. Por isso é tão importante que o Legislativo do Recife tenha a dimensão de seu papel”, disse. Romerinho Jatobá também destacou que as mudanças fazem parte da história do povo do Recife. “Nossa cidade traz em seu DNA o gosto pela inovação, pela transformação e pela esperança em construir um mundo melhor a partir do que temos de mais importante a oferecer, que é a nossa diversidade. Esta é a palavra que melhor define a Casa de José Mariano, a Casa do Povo”.

Então, fez questão de ressaltar que a Câmara do Recife representa os anseios da população. “Aqui estão representadas as vozes e entendimentos de toda a nossa população. Suas diferentes formas de enxergar o mundo, convicções e ideologias formam o plenário da Câmara Municipal do Recife e este é um motivo de orgulho. Temos aqui, nestas cadeiras, agora virtuais, o retrato da democracia em sua plenitude".

Ele disse, que no papel de presidente, quer garantir que todas e todos tenham espaço para falar, dialogar e buscar os consensos, como pede o processo democrático. “Porém, também sabemos que nem sempre os consensos são possíveis na convivência. Nestes casos, a própria democracia nos mostra que deve prevalecer a decisão da maioria, mantendo o mais absoluto respeito ao que pensa também a minoria”.

Lembrou, ainda, que como o presidente mais jovem a ocupar o cargo na história da Casa, assumia a missão de modernizá-la, estreitando o diálogo com a população e levando o cotidiano do Legislativo à agenda do povo recifense.  Ressaltou que também é fundamental a adaptação às mudanças que o mundo está vivendo de maneira tão acelerada, modernizando uma série de processos e procedimentos internos, para que o Poder Legislativo  tenha mais agilidade e possa dar respostas de maneira rápida e eficiente.

Romerinho Jatobá, desejou ao prefeito João Campos, em nome da Câmara do Recife,  que a gestão dele tenha sorte e seja bem sucedida, sendo capaz de realizar os projetos que o povo espera, melhorando a qualidade de vida de nossa gente. “Tenha certeza que sempre que for preciso a Câmara estará disposta a dialogar, respeitando as tradições republicanas de um poder independente e altivo”.

  

Em 01.02.2021