Tadeu Calheiros lembra Dia das Doenças Raras e fala sobre escola de Jardim Uchôa
Tadeu Calheiros iniciou o discurso elogiando a vereadora Michele Collins (PP), por ter falado na tribuna virtual antes dele, a respeito do Dia Mundial das Doenças Raras, a ser comemorado em 28 de fevereiro. “A vereadora demonstrou ter muito conhecimento do assunto”. O objetivo das comemorações é aumentar a consciência da população a respeito das Síndromes e Doenças Raras, ao mesmo tempo que também busca melhorar o acesso ao tratamento e à assistência médica.
“A raridade das doenças não exclui a existência delas”, argumentou. Tadeu Calheiros disse que a média de incidência é de 65 pacientes para 100 mil pessoas e que no Brasil cerca de 13 milhões têm diagnóstico de alguma dessas doenças. “Dessas, 75% têm causas genéticas e a metade se manifesta na infância. Muitas crianças morrem antes de completar cinco anos”, relatou.
O vereador fez elogios a dois centros que atendem às pessoas com o diagnóstico de doença raras no Recife. E citou, nominalmente, os profissionais que trabalham no Centro de Tratamento do Imip e no Hospital Maria Lucinda. “Nesse dois centros são feitos excelente diagnósticos de autismo e o atendimento é realizado através do Sistema Único de Saúde, o SUS”, ressaltou.
Tadeu Calheiros disse ainda que vem conversando com os representantes da Sociedade Pernambucana de Pediatria para ver qual a necessidade de se ampliar o número de doenças raras diagnosticadas no teste do pezinho, em recém-nascidos. “Atualmente são testadas seis doenças no Recife e há previsão de se aumentar mais duas. Mas, em Brasília, por exemplo, são em número de 60”, afirmou. Ele disse que planeja apresentar um projeto de lei “para aumentar o espectro do diagnóstico no Recife”.
Na segunda parte do discurso, o vereador parabenizou “parcialmente” o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que anunciou a realização de obras para construção da nova sede da Escola Municipal Jardim Uchôa, em Areias, Zona Sul do Recife. O novo prédio, segundo o vereador, terá capacidade para receber 525 estudantes, 239 a mais do que no anterior.
“É uma obra importante, mas dou os parabéns parcialmente porque as obras não contemplam a construção de uma quadra poliesportiva e eu entendo que essas quadras são muito importantes para contribuir para com a saúde dos estudantes”, disse o vereador. Ele citou que apenas 22% das escolas da rede municipal têm uma quadra poliesportiva e somente 11% dessas é que estão em bom estado para a atividade física dos alunos.
“O Conselho de Educação Física tem como pauta a instalação de quadras poliesportivas nas escolas públicas do Recife”, observou. O vereador Alcides Cardoso (DEM) pediu um aparte e parabenizou o colega pelo discurso, assim como também o prefeito João Campos pela reforma da Escola Municipal Jardim Uchôa. “Havia 13 anos que essa escola estava abandonada, sem funcionar, pela precariedade do prédio. Portanto,era uma obra muito esperada pela comunidade, pois os estudantes tinham que andar mais de um quilômetro a pé, para outro estabelecimento, porque esse não oferecia condições de ensino”.
Em 23.02.2021.