Ana Lúcia fala sobre valor e periodicidade do cartão alimentação dos estudantes

A periodicidade e o valor do crédito mensal do cartão alimentação dos alunos da rede pública municipal de ensino foram abordados pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Ela destacou o assunto ao discutir o requerimento de número 1895/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), durante reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, nesta terça-feira (30).

 O requerimento foi aprovado na Casa e solicita ao secretário de Educação do Recife que aumente o valor do crédito mensal do cartão alimentação que substitui a merenda escolar dos alunos  da rede pública municipal de ensino, enquanto as aulas estão suspensas.  O valor do cartão é R$ 60,00 mensais. Além disso, é solicitado ao secretário que  determine uma data fixa mensal para a disponibilização deste crédito.

 A vereadora Ana Lúcia parabenizou Dani Portela pela iniciativa e disse que tem recebido famílias que reclamam do valor e da insegurança por falta de periodicidade para o recebimento do benefício. Ela também lembrou que no início da pandemia, “as famílias recebiam uma cesta básica e um kit de higiene que somados passavam de R$ 100,00 e formavam um valor maior do que o que consta, atualmente, no cartão dos estudantes”.

 De acordo com Ana Lúcia, um outro ponto a ser ressaltado é que os alunos novatos ainda não receberam o cartão alimentação. “Eu quero reforçar a entrega dos cartões para os novatos. É necessário que a Secretaria dê celeridade a entrega desses cartões, visto que a merenda escolar não está sendo oferecida nas escolas”.

A vereadora Liana Cirne (PT) solicitou um aparte para parabenizar as duas vereadoras por trazerem este assunto à Câmara. Ela lamentou os casos de mortes de profissionais da Educação em consequência da covid-19 e acrescentou que é necessário o estímulo ao trabalho remoto.

“Temos os agentes administrativos escolares que estão sendo mantidos dentro das escolas para finalizar  os atos burocráticos das matrículas dos novos alunos e entregar os cartões alimentação. Mas, se não são entregues, eles estão sendo mantidos sem necessidade”, lamentou.

Em 30.03.2021