Câmara do Recife promove homenagem a mulheres

Na tarde desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Câmara do Recife realizou uma homenagem à população feminina do município. A reunião solene remota, proposta pela vereadora Michele Collins (PP), celebrou o trabalho de 20 mulheres de destaque da capital.

Segundo a parlamentar, o objetivo da solenidade era homenagear as “mulheres virtuosas”. Em seu discurso de abertura da reunião, ela explicou a origem do Dia da Mulher – estabelecido pela Organização das Nações Unidas em 1975 –, e falou dos desafios que as mulheres ainda precisam enfrentar. “Lamentavelmente, a desigualdade entre os sexos persiste nos dias de hoje. As mulheres ainda ganham menos que os homens. Em cargos de liderança, essa diferença que chega a 23%, sendo a remuneração desigual em todos os níveis. Mulheres com pós-graduação chegam a ganhar até 47% a menos que homens com o mesmo grau de escolaridade”.

Os altos índices de violência contra a mulher e a baixa representação feminina nos espaços de poder também foram salientados por Michele Collins. Mas ela saudou a Câmara do Recife pelas mudanças que vem realizando: atualmente, a Comissão Executiva da Casa tem duas vereadoras na sua composição, Ana Lúcia (Republicanos) e Natália de Menudo (PSB).

A parlamentar também enumerou uma série de proposições aprovadas no Legislativo Municipal em prol da causa feminina, a exemplo da lei nº 18.477, que cria a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio. Idealizado pela própria Michele Collins, o período de atividades se inicia nesta segunda-feira. “Esta Casa Legislativa não vem se furtando em debater temas em prol do público feminino”.

Vice-prefeita do Recife e ex-vereadora da capital, Isabella de Roldão (PDT) foi uma das homenageadas na ocasião. Ela destacou ações recentes do novo governo municipal que reafirmam a igualdade de gênero, como a formação de um secretariado paritário e uma campanha que substitui um dos leões do brasão municipal por uma leoa. “É uma honra, mesmo que virtualmente, voltar a esta Casa que fez parte de minha formação política. Na política, as mulheres conseguem construir com respeito. O Dia Internacional da Mulher em 2021 é muito especial. Depois de tantos anos, o Recife elege uma mulher vice-prefeita e sete mulheres na Câmara, um número crescente. Não é o nosso sexo que define nossa competência”.

A reunião foi presidida pela vereadora Ana Lúcia, que agradeceu a oportunidade de participar da celebração. “Estou muito honrada de estar aqui com este grupo seleto de mulheres homenageadas por seus trabalhos. Eu acredito em missões, acredito que cumprimos o que Deus designou para cada uma de nós”.

Após uma apresentação musical da filha da vereadora Michele Collins, Lohaine Collins, a procuradora de Justiça Christiane Roberta Gomes explanou o que, para ela, é ser uma “mulher virtuosa” em tempos de pandemia. “A mulher virtuosa tem dezenas de virtude, mas quero enumerar três. Uma das caraterísticas dessa mulher é que ela é confiável. A segunda, é que ele é sábia. E a terceira, que eu acho que é a maior que todos, é que ela é temente a Deus. Hoje, nós precisamos de muito pouco. Importa que tenhamos fé em Deus, que vamos superar as dificuldades.”

Representando as mulheres homenageadas, a presidente da Comissão da Mulher Empresária da Associação Comercial de Pernambuco, Diva Cordeiro, demonstrou sua gratidão pela solenidade. “Quero, em nome de todas as homenageadas, agradecer imensamente à vereadora e missionária Michele Collins, que, com seu trabalho incansável, tem alcançado melhorias para a nossa cidade. O que o Senhor quer de nós é que sejamos fortes e corajosas. Ser mulher é ser alguém que carrega na sua essência a luz da vida”.

A advogada Andrea Jar dedicou a homenagem a sua mãe e às demais mulheres. “Peço licença para ressaltar o papel de educadora exercido ao longo de toda uma vida de dedicação por minha genitora, a professora Francisquinha Jar, a quem devo os ensinamentos que me trouxeram até aqui. Em seguida, desejo dividir esta homenagem com todas as mulheres do mundo: índias, brancas negras, que são autoras e protagonistas da sua história. Muito obrigada a esta Casa do povo por abrigar-me neste evento”.

A médica Marciene Lopes, que atua como intensivista no enfrentamento à covid-19, deixou suas palavras sobre os desafios das mulheres nos tempos atuais. Ela destacou que o momento atual da pandemia é o mais grave. “Ser mulher é um desafio. Desde o ano passado tenho trabalhado à frente da covid-19, além de cumprir carga horária na minha especialidade. Não tem sido fácil. Fui trabalhar na UTI e tinha dia que saía muito frustrada pela gravidade da doença. E agora está pior, essa cepa nova é pior do que a primeira. Estamos vendo mais pacientes jovens serem internados e morrerem”.

Os vereadores Almir Fernando (PCdoB), Dilson Batista (Avante) e Eduardo Marques (PSB) acompanharam a transmissão virtual do evento. “Quero desejar muitas vitórias a todas as mulheres e parabenizar a cada uma que foi homenageada pela vereadora Michele Collins, que muito orgulha a cidade do Recife”, afirmou Marques.

 

Homenageadas na reunião solene do dia 8 de março da Câmara do Recife

Ana Maria de Farias Lira, defensora dos Direitos Humanos

Andréa de Medeiros Jar, advogada

Áquila Cabral, secretaria-executiva de gestão pedagógica do Recife

Bárbara Saldanha, especialista na área da beleza

Christiane Roberta, procuradora de Justiça

Diva Cordeiro, vice-presidente da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil

Elivânia de Paula, presidente da Associação Comunitária de Agentes Ambientais de Tamandaré

Fabíola Maciel, representante do Instituto Arthur Vinícius

Fabiana Leite, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE

Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife e ex-vereadora da Câmara Municipal,

Karla Hermano, empreendedora

Maria Betânia Rocha, cabeleireira

Emília Queiroz, presidente da Comissão de Direitos dos Refugiados da OAB-PE

Maria das Graças Lima, enfermeira

Margareth Paraíso, missionária religiosa

Mirella Martins, colunista social

Marciene Lopes, médica intensivista

Roseana Faneco, líder do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Recife

Rossane Aguiar, líder comunitária

Janaína Granja, secretária-executiva da Mulher do Recife

 

Em 08.03.2021, às 17h10