Chico Kiko comenta perspectivas de lockdown

Com o aumento no número de casos e mortes decorrentes da covid-19, as perspectivas de decretação de lockdown em Pernambuco foram alvo de comentários na Câmara do Recife nesta segunda-feira (15). Em um discurso proferido durante a reunião ordinária remota da Casa, o vereador Chico Kiko (PP) disse que, apesar de indesejável, a medida pode ser necessária para conter o avanço da doença. O parlamentar afirmou que ele e seu partido vão apoiar os esforços do prefeito João Campos (PSB) e do governador Paulo Câmara (PSB) no enfrentamento à pandemia.

“Em breve, vamos ver o que não estamos querendo, que é o lockdown. Queremos que os negociantes e empresários continuem trabalhando. É, para a gente, muito difícil viver um lockdown. Mas não tem mais como sustentar o grande aumento no número de pessoas que ocupam, neste momento, as UTIs dos hospitais públicos e particulares”, disse.

Chico Kiko informou que a expectativa atual é que o lockdown seja decretado na próxima quarta-feira (17). “Temos que respeitar o próximo para não termos mais vítimas. Quero parabenizar ao governador pela atitude. Ele e o prefeito João Campos vêm se preocupando e respeitando a vida do povo. Do jeito que está, fica muito difícil segurar o crescimento da pandemia”.

Em um aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) também afirmou que o lockdown é um mal necessário e criticou a gestão da pandemia executada pelo presidente Jair Bolsonaro. “Estamos com 92% das UTIs ocupadas. Temos visto que, em alguns lugares, os médicos precisam escolher quem vive e quem morre. Ninguém quer lockdown, mas a necessidade está se colocando. É uma posição enérgica para salvar vidas e, também, a economia. Não tem economia que resista à mortandade. Se o Governo Federal estivesse vacinando como pedíamos há muito tempo, não estaríamos passando por este momento”.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foi outra parlamentar a demonstrar apoio a João Campos e Paulo Câmara. Ela também demostrou sua insatisfação com as atitudes de Bolsonaro. “Quero reafirmar a importância de apoiarmos o prefeito e o governador para que eles fiquem tranquilos ao tomar medidas mais restritivas. Sabemos que não está fácil. A economia está combalida porque Bolsonaro não agiu quando devia. O Governo Federal debocha da doença e é completamente responsável pela maioria das mortes que ocorre no país”.

Em 15.03.2021