Cida Pedrosa debate requerimento de Doduel Varela

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento de autoria do vereador Doduel Varela (PSL) sobre a violência contra a mulher e as medidas de reabilitação para o agressor. “Entendo a importância do requerimento, mas não podemos pensar no atendimento do agressor através da Secretaria da Mulher e nem através do orçamento dessa pasta”, ressaltou, na reunião Ordinária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (30).

O requerimento em discussão foi o de número 1964/2021, que dirige indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para se criar centros de reabilitação destinados ao acompanhamento psicossocial para agressores de mulheres. Cida Pedrosa fez considerações sobre a proposta e disse que há dificuldade de se criar um atendimento ao agressor por causa do sistema jurídico das secretarias, mas que é “importante pensar na reabilitação do agressor”.

A vereadora, no entanto, discorda que a reabilitação do agressor seja uma atribuição da Secretaria da Mulher, mas de outra pasta, como “a de Segurança Cidadã”. Ela lembrou que a dotação orçamentária da Secretaria da Mulher “é pequena para as suas atribuições como o fortalecimento sócioeconomico da mulher vítima de agressão, por exemplo”.  No seu entendimento, a reabilitação do agressor deveria ser uma atribuição do Estado.

Cida Pedrosa também aproveitou a discussão para lembrar que deu entrada no projeto de lei de número 89/2021, que inclui a “Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo” no calendário oficial de eventos do município do Recife. “Sabemos que os relacionamentos tóxicos de um casal terminam sendo causa de violência contra a mulher”, disse.


Em 30.03.2021.