Cida Pedrosa destaca lutas das mulheres
A parlamentar elencou que a luta das mulheres se dá “por emancipação, por igualdade de direitos e oportunidades, pela inviolabilidade dos nossos corpos, pela divisão justa do trabalho doméstico e pela garantia de postos de trabalho formal ou ocupação empreendedora”.
Destacou, ainda, a necessidade de respeito e força “para lutarmos contra esta crise econômica, política e sanitária que assola nosso país e da qual as mulheres são as maiores vítimas”.
Em seguida, afirmou que o processo é histórico e que, mesmo com os inúmeros desafios, ocorreram avanços importantes no país. “Apesar de todo o obscurantismo e conservadorismo de costumes que hoje povoa o Planalto Central”.
Cida Pedrosa fez questão de saudar as mulheres, citando motivos reais e um pouco da luta de diversas figuras femininas que são fonte de inspiração para tantas pessoas: Analu Caldas Pordeus, Sony Santos, Marielle Franco, Maria Firmina dos Reis, Brenda Lee, Maria Luzinete da Costa, Yume Lee Ung, Mary Lucia Mesquita.
A vereadora encerrou seu discurso com versos da comunista, ex-presa política, feminista emancipacionista, Loreta Valadares:
Quando eu me for
(se eu me for)
Vão até onde eu não fui
Caminhos do ilimitado
A face inédita do futuro
Sem fronteiras
Sem inimigo
Encontrem
os meios
da liberdade
e vão
tão longe
quanto possam
Limiares de um outro mundo
Sem oprimidos
Sem classes
E quando
as novas veredas
do socialismo
forem percorridas
lembrem-se de que
fui
até o impossível freio
(Só que me faltou o tempo)
Loreta Valadares
Em 15.03.2021