Cida Pedrosa parabeniza o PCdoB pelos 99 anos de fundação
De acordo com a vereadora, a história do PCdoB se confunde com “as propostas de modernização do Brasil”, da democracia e com a das greves de trabalhadores. “As primeiras greves realizadas no País foram através dos anarquistas e do partido comunista. Foi assim que houve a paralisação geral, na época, dos tecelões e dos ferroviários”, disse.
A vereadora ressaltou que o PCdoB também foi voz determinante “contra o autoritarismo da Velha República e dos arbítrios do Estado Novo”. Nessa mesma linha histórica, segundo a parlamentar, o Partido Comunista do Brasil também se insurgiu contra “as truculências do golpe militar de 1964”. Ela ressaltou que, entre “os perseguidos, mortos e desaparecidos políticos por causa desse regime, havia muitos militantes do PCdoB”.
Na sequência, Cida Pedrosa disse que o seu partido esteve presente na luta pela “Anistia ampla e irrestrita, da década de 1980” e quando começou a campanha pelas Diretas Já, “o parlamentar João Amazonas esteve irmanado com outros parlamentares para colocar o Brasil nos trilhos da democracia’. Lembrou ainda que a legenda foi protagonista no movimento Fora Collor.
“O PCdoB, mais adiante, anteviu o golpe que se forjava contra a presidenta Dilma Rousseff. Nossos deputados e deputadas tiveram papel fundamental no apoio a Dilma e contra o golpe que a derrubou”. Em seguida, segundo a vereadora, o partido teria se posicionado contra a Operação Lava Jato, “que objetivava sujar as esquerdas, prender Lula e fazer Bolsonaro presidente”. A atual e nova luta, segundo a vereadora, “é debater a formação de uma rede ampla para colocar o Brasil nos trilhos”. Foi por essa razão que, segundo afirmou, o PCdoB “puxou o Fora Bolsonaro e agora temos como lema ‘comida no prato, vacina no braço e Fora Bolsonaro’”, disse.
Em 29.03.2021.