Cida Pedrosa reforça requerimentos voltados às políticas públicas para as mulheres

Três requerimentos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram discutidos pela parlamentar, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (9), transmitida de forma remota. Todas as proposições têm como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres.

O requerimento de número 1315/2021 dirige indicação ao Prefeito para providenciar a regulamentação do Fundo Municipal de Política para a Mulher (FMPM). “O Fundo tem como objetivo assegurar os recursos financeiros necessários na implementação e ampliação da política para a mulher do Recife, bem como para captar recursos advindos de outras fontes como parcerias, editais e convênios. Que esse Fundo faça valer as Políticas Públicas para as mulheres”.

Já o requerimento de número 1316/2021, solicita que a Prefeitura analise a viabilidade da criação de um programa que vise garantir recursos referentes à mobilidade, aluguel social e cestas básicas para as mulheres em situação de violência, a fim de que possam ser assistidas e frequentar os serviços do centro de referência Clarice Lispector ou o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos. “Que as mulheres possam frequentar os serviços disponibilizados integralmente. Muitas estão desempregadas e abandonam porque não têm condições financeiras. E isso é muito complicado para uma luta que pretende fazer com que a violência seja diminuída e aqueles que fizeram a violência paguem pelos seus feitos”.

A terceira proposição, de número 1317/2021, faz um apelo ao Prefeito para determinar a implantação do Centro Bárbara de Alencar de Promoção dos Direitos das Mulheres, bem como a sede da Secretaria da Mulher do Recife, em 2 imóveis conjugados, onde funcionava a escola profissionalizante, na rua do Bom Jesus, Bairro do Recife. “São dois imóveis da Secretaria de Educação. No Centro Bárbara de Alencar haverá salas de costura, moda, design, gastronomia e multimídia. Os recursos já estão na Secretaria da Mulher. Para a restauração são advindos do Fundo Estadual para as Mulheres. Também gostaria de destacar a possibilidade de um concurso público para 70 vagas para a Secretaria da Mulher. Com isso, temos um verdadeiro sistema para a garantia dos direitos das mulheres do Recife. Recife que sempre foi vanguarda e precisa continuar avançando”.

Em 09.03.21