Comissão da Juventude vai promover audiência pública para debater desafios dos jovens
“Os jovens são o futuro da nossa cidade. Eles precisam ter perspectiva de um mundo melhor. Por isso, trabalhamos de forma incansável para que eles possam levar dignidade às suas casas”, disse Felipe Alecrim.
A Semana Municipal da Juventude foi instituída em 2020 por meio de um projeto do vereador Rinaldo Junior (PSB), que é membro suplente da Comissão. Ela deve ser celebrada anualmente no fim do mês de março – desta vez, porém, os vereadores avaliaram que o debate seria mais proveitoso se ocorresse alguns dias depois, em 8 de abril.
Presente na reunião, Rinaldo Junior se mostrou satisfeito com a proposta. “Apoio demais a sugestão de fazer um debate junto com a juventude, aproveitando a lei de nossa autoria que foi sancionada no ano passado. A gente poderia se reunir com o secretário-executivo de Juventude, Marcone Ribeiro, para junto com ele operacionalizar a preparação da audiência pública. Esta é uma forma de a gente trabalhar a lei da Semana. Esta comissão é um local essencial para essa discussão”. Felipe Alecrim explicou que vai se reunir com Ribeiro já nesta semana.
Membro efetiva da Comissão, o vereador Natália de Menudo (PSB) afirmou que o debate vai ser uma oportunidade para aproximar a juventude para junto do Poder Legislativo. “Quando montamos a Comissão, falamos da importância de trazermos os jovens para dentro da Câmara Municipal do Recife. Essa audiência será muito importante para o nosso entrosamento com eles, para ouvir os jovens e trazer melhorias para a nossa cidade”.
O vereador Alcides Teixeira Neto (PSB), também membro efetivo, frisou a necessidade de inserir os jovens na Câmara. “Os jovens não podem ser esquecidos. Esta Casa será uma porta-voz desses jovens que tanto precisam de nós, representantes. Sem colocá-los dentro da Casa, não conseguimos fazer o que eles necessitam. Nosso gabinete está à disposição para o que esta comissão precise”.
Parecer aprovado – Na mesma reunião, a Comissão da Juventude aprovou um parecer de Felipe Alecrim ao projeto de lei nº 27/2019, de autoria da vereadora Ana Lúcia, que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão de avalição psicológica dos alunos da rede municipal de ensino.
Conselho Municipal – Um dos temas repercutidos pelo presidente do grupo foi a sua participação em uma reunião do Conselho Municipal de Políticas Públicas da Juventude. “No último dia 11 de março, eu tive o prazer de participar da reunião do Conselho. O assunto girou em torno das ZEIS e PREZEIS. Na oportunidade, foram apresentada as estruturas delas para os membros do Conselho Municipal e da Secretaria da Juventude. Assumi o compromisso, dentro do possível, de acompanhar as reuniões realizadas pelo Conselho”.
Pedidos de acompanhamento – Felipe Alecrim também comunicou aos demais membros do colegiado a chegada de dois ofícios do Ministério das Comunicações à Câmara do Recife, solicitando dos parlamentares o acompanhamento e fiscalização de dois termos assinados pela pasta – um com a Secretaria de Trabalho de Pernambuco, o outro com o Instituto de Inovação e Economia Circular – e que devem promover ao longo de um ano ações de capacitação de jovens.
Em 17.03.2021, às 15h43