Comissão de Mobilidade repercute encontro com CTTU e analisa sugestões

Durante reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade, da Câmara do Recife, na manhã desta quarta-feira (3), via videoconferência, o presidente do colegiado, vereador Fabiano Ferraz (Avante) repercutiu assuntos tratados em recente encontro com a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira. Os vereadores Paulo Muniz (SD), Júnior Tércio (Podemos) , Dilson Batista (Avante) e Eduardo Marques (PSB) acompanharam a transmissão.

Fabiano Ferraz citou que o encontro com a presidente da CTTU foi muito positivo e que houve troca de ideias e experiências.  “Levei uma série de sugestões. Discutimos a Faixa Azul da avenida Engenheiro Antônio de Góes, por exemplo. A sinalização vertical de lá é precária. Está ilegível. Também fiz menção a um projeto que estimula o esporte aos domingos e feriados. Expliquei, ainda, que existem alguns pontos críticos na cidade, diante da ação de vândalos que retiraram as placas com informações de uso das ciclofaixas. Os ciclistas sentem dificuldades porque veículos estacionam onde seriam as ciclofaixas". Segundo ele, a presidente da CTTU afirmou que iria providenciar outras placas.

O apoio da Fundação Bloomberg Philanthropies  aos trabalhos de prevenção de acidentes de trânsito na capital pernambucana, principalmente daqueles que resultam em mortes e feridos, foi outro tema da conversa com a CTTU. “ É um investimento que trará grandes melhorias em nossa capital e a CTTU faria a ponte com a empresa Bloomberg para que nos desse uma explanação de como ela contribuiria com a nossa capital. Pretendo fazer esse link e trazer a discussão para a Casa de José Mariano".

O trânsito no Ibura também foi debatido. De acordo com Fabiano Ferraz, a circulação na ladeira do bairro foi melhorada.  “Houve mudança de trânsito. Quando os veículos giravam à esquerda, em virtude do semáforo muito próximo, causava retenção na Dom Hélder e ficava caótica a situação. Houve uma intervenção viária e isso trará ganhos efetivos”.   

Após as explanações iniciais,  a Comissão distribuiu o projeto de lei de número 26/2021, de autoria de Dilson Batista,  que pretende permitir o acesso e a circulação de táxis nos corredores viários exclusivos do Bus Rapid Transit (BRT) em todo o Recife.  Ele defendeu que  o taxista necessita de uma facilidade no trânsito. “ Os taxistas vêm reclamando da perda econômica diante de outros aplicativos de transporte. E o que dificulta mais ainda é a proibição de circulação nessa faixa do BRT. São mais de 6 mil taxistas e eles precisam da facilidade, principalmente no horário de pico. Que possamos dar uma condição melhor para esses profissionais”.

Já o vereador Paulo Muniz, disse que apresentou na Câmara um projeto de lei sugerindo à Prefeitura que uma escadaria só fosse entregue com o corrimão instalado. “O cadeirante tem muita dificuldade de subir em uma escada daquelas. É preciso atender essa população que usa essas escadarias na cidade”. Ele também  fez um alerta sobre a questão de ‘pegas’ de motocicletas em Boa Viagem que vem causando transtornos no bairro. “Todas as quintas-feiras têm ‘pegas’ de motocicletas e eles fazem barulho em zonas residenciais, mais especificamente na Domingos Ferreira. Essas pessoas colocam em risco a vida delas e a dos outros”.

O vereador Junior Tércio concordou que as autoridades precisam fiscalizar e coibir a prática de 'pegas" e aproveitou a ocasião para debater um outro assunto: a super lotação dos ônibus. “Tenho ouvido muitas queixas porque os ônibus continuam lotados e não vemos uma melhora significativa. Eu li uma nota no jornal Diario de Pernambuco de uma infectologista informando que os índices de contaminação em ônibus e metrôs são muito altos. Ela pede que a população tome cuidado, use álcool gel e evite colocar a mão no rosto”.  

Ao finalizar os trabalhos, o vereador Eduardo Marques enalteceu a qualidade do debate no colegiado. “Diante do debate dessa Comissão, estou muito feliz em participar e parabenizo a todos. É preciso dizer ao povo do Recife que a Comissão de Acessibilidade está entregue a homens comprometidos com a cidade”.

 

 

Em 03.03.21