Dani Portela lembra que periferia é quem mais sofre com a covid-19

A vereadora Dani Portela (PSol) lembrou que neste mês de março faz um ano que a população sofre com a pandemia de covid-19 e que a doença atinge em particular os bairros da periferia. “Depois de um ano, enquanto muitos países estão recuando nos números, somos um dos epicentros do vírus no mundo”, alertou, na reunião Ordinária, realizada por videoconferência, pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9).

Dani Portela relacionou os seis bairros do Recife onde a incidência da covid-19 vem se registrando com o maior número de casos: pela ordem, Ibura, Nova Descoberta, Afogados, Água Fria, Cohab e Cordeiro. “São nessas comunidades onde a população não tem acesso à água; as pessoas não puderam fazer o isolamento social e onde a grande maioria dos moradores é de pessoas pobres”, afirmou. No Recife, segundo ela, 64% dos óbitos são de pretos e pardos.

A vereadora lamentou que exatamente no momento em que o vírus está se disseminando pelo Brasil, o presidente da República, Jair Bolsonaro, diz que a população está com "mimimi". “São mais de 260 mil vidas ceifadas. Só no mês de fevereiro, foram mais de 30 mil mortos, um número que só foi observado em julho do ano passado. No País, 17 Estados estão com nível crítico de ocupação de leitos de UTI e Pernambuco é um desses 17. Há um verdadeiro projeto de extermínio da população pobre. Precisamos é de um política pública de saúde para o combate à pandemia, mas o Governo federal não apresenta”, disse.


Em 09.03.2021.