Doduel Varela lamenta situação da covid-19 no Recife

Ao relatar que perdeu amigos para a covid-19 e que está solidário a assessores cujos familiares faleceram por causa da doença, o vereador Doduel Varela (PSL) defendeu as medidas restritivas anunciadas pelo governador Paulo Câmara. “Estou muito triste com essa situação. Por isso, quero dizer que quem defende o lockdown não é insensato, embora reconheça que quem defende a economia não é fascista”, comentou, na reunião virtual Ordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (16).

O vereador parabenizou o governador Paulo Câmara pela iniciativa de decretar o lockdow a partir de quinta-feira e também reconhece que o prefeito João Campos está agindo de forma a tentar controlar a propagação do vírus no Recife. Varela também se posicionou em relação a cuidados que as pessoas precisam ter para evitar o contágio. “Está comprovado que somente o uso de máscaras, a higiene frequente das mãos e o distanciamento social é que podem evitar essa doença. Peço a todos que fiquem em casa, vamos cuidar dos nossos familiares, para evitar que o pior aconteça”, defendeu.

Doduel Varela acrescentou que ficou “desorientado” com a situação da pandemia no Recife. “Quinta-feira da semana passada eu estive no Hospital Agamenon Magalhães, para colher informações sobre a pandemia com os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate”. O que ele viu e ouviu, segundo disse, foi assustador: “O hospital estava superlotado, sem vagas. O sistema de saúde está sobrecarregado. O número de infectados no Estado e no Recife só faz crescer, é uma situação alarmante. Vi inclusive uma mulher que tem problemas cardíacos. Ela foi ao hospital se tratar e lá se contaminou com a covid-19. Agora, corre riscos”, disse.

O vereador relatou que jogou bola com um amigo, semanas atrás, e logo em seguida esse amigo faleceu de covid-19, de um dia para o outro. “Foi inesperado. Estou abalado com tudo isso, realmente desorientado. Hoje, acabei se saber que mais um amigo está indo para a UPA porque manifestou os sintomas da doença”, disse. O vereador acrescentou que já se automedicou com o remédio ivermectina, como forma de se prevenir contra a doença. “Dizem que não há comprovação de que esse remédio faça efeito contra a covid-19. Por via das dúvidas, tomei e vou comprar mais".

O vereador Felipe Alecrim (PSC) pediu um aparte e disse que, como não há comprovações científicas no tratamento da covid-19, não dá para dizer o que é certo ou o que é errado. O vereador Alcides Cardoso (DEM) aproveitou para denunciar que no pátio da sede da Secretaria da Saúde do Recife e também no da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), há estoques de Equipamentos Individuais (EPIs) que não são usados e estão descartados pela Prefeitura do Recife. O vereador Luiz Eustáquio (PSB) fez a defesa e disse que a oposição sempre procurou uma forma de criticar a gestão do PSB frente à Prefeitura do Recife. “Mas, em face à garantia de direitos e ao atendimento ao povo, a oposição teve que se calar, mas continua inconformada”, disse.


Em 16.03.2021.