Doduel Varela sugere criação de centros de reabilitação para agressores de mulheres

O vereador Doduel Varela (PSL) fez uso da tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (30) para discutir requerimentos de sua autoria que foram votados pelo Poder Legislativo durante a reunião Ordinária remota. Um deles foi o requerimento nº 1964/2021, que solicita à Prefeitura que crie centros de reabilitação destinados ao acompanhamento psicossocial de agressores de mulheres.

Segundo o parlamentar, é preciso ir além da punição para ressocializar as pessoas que praticam crimes de violência contra a mulher. “Vocês sabem que eu trabalho na Delegacia da Mulher, aqui em Santo Amaro, sou comissário de Polícia. A gente sabe que aquelas medidas que vem a ser determinadas pelo Judiciário não resolvem a situação do infrator”, disse. “O infrator pega a penalidade criminal, é até preso, conduzido ao sistema prisional. Mas, quando sai, não tem um acompanhamento. A gente precisa criar um sistema e ir além dessas medidas criminais, para que seja criada uma reabilitação desses agressores”.

Em um aparte, a vereadora Dani Portela (PSOL) disse que é preciso direcionar recursos para a prevenção à violência e suporte às mulheres que sofrem abusos. “Neste momento em que o Governo Federal retira da pauta as mulheres e o enfrentamento à violência, que a gente possa pensar nessas medidas de trabalhar com os agressores sem que isso impacte políticas públicas que são feitas para as mulheres vítimas, principalmente nas medidas preventivas. A gente precisa garantir formação, emprego e renda para que essas mulheres saiam do que são, muitas vezes, uma relação econômica abusiva”.

Saúde e infraestrutura – Os demais requerimentos destacados por Doduel Varela dizem respeito a ações na área da saúde, em especial em relação à gestão da crise da covid-19, e à  infraestrutura urbana.

Enquanto o requerimento nº 1853/2021 pede que o município forneça “informações mais precisas e frequentes aos familiares dos pacientes” de covid-19 e, sempre que possível, a realização de videochamadas entre pacientes e familiares, o requerimento nº 1854/2019 solicita atendimento psicológico a profissionais de saúde da linha de frente de combate à doença, aos pacientes que se encontram internados e aos seus familiares

Já o requerimento nº 1965/2021 pede à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) que determine a realização dos serviços de fechamento de buracos ao longo da rua Desembargador João Batista, no bairro do Bongi.

Em 30.03.2021