Impactos econômicos da pandemia sob a ótica de diversas mulheres
A reunião pública foi proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara, presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), e contou, também, com a participação das outras vereadoras da bancada feminina, Ana Lúcia (Republicanos), Andreza Romero (PP), Dani Portela (PSOL), Liana Cirne (PT), Michele Collins (PP) e Natália de Menudo (PSB). Cada parlamentar apresentou uma convidada para discutir o tema. O encontro também foi marcado pela poesia de Cida Pedrosa e da poetisa e cordelista Suzana Morais.
A vice- governadora de Pernambuco, Luciana Santos, afirmou que as celebrações alusivas ao Dia Internacional da Mulher impussionam a reflexão da luta das mulheres sobretudo durante a pandemia. “Nesses momentos adversos, é que a gente percebe o quão estratégico é o nosso papel, exatamente pelo peso da nossa participação na vida concreta das pessoas”. Ela disse, também, que a pandemia acentuou e agravou ainda mais uma crise que já estava sendo vivida no Brasil.
Luciana Santos chamou a atenção para a cadeia produtiva mais impactada formada pelo comércio e serviços – onde muitas mulheres ocupam ou ocupavam espaço. Por fim, lamentou as ações do governo Federal. “O sentimento é de que estamos órfãos, porque não há coordenação nacional, não há planejamento. Muito pelo contrário, o presidente da República [Jair Bolsonaro] trata o vírus como um aliado”. Ela destacou, ainda, a frente formada pelos governadores para impedir uma maior disseminação da doença e defender a vida.
A próxima a falar, foi a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão. Ela, que já foi vereadora da cidade, concordou que é grande “o desafio da mulher em ocupar espaços construídos pelos homens e para os homens”. Seja na Prefeitura ou na Câmara Municipal. Mas destacou que “a diversidade precisa estar presente, a mulher traz uma voz diversa, uma leitura diversa de mundo”.
Lembrou que, em pleno século 21, o mundo não pode imputar à mulher o papel de eterna cuidadora – do marido, dos filhos, dos idosos da família. “Isso precisa sair do nosso ombro. A tarefa doméstica precisa ser compartilhada. O cuidado é intrínseco ao humano e não ao nosso sexo”.
Ver mulheres ocupando espaço nas esferas no poder, foi um ponto celebrado pela secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro. Ela disse que o fato é importante para a efetivação das políticas públicas. “As bancadas femininas no parlamento fazem diferença. Desde a bancada do batom, durante a Constituinte, as mulheres pautam questões como empoderamento econômico, combate à violência, entre outros assuntos”.
Sívia Cordeiro afirmou também que a pandemia trouxe um grande impacto para a vida das mulheres, porque muitas atuam na linha de frente, como profissionais de saúde, no comércio e em outros postos. Outras tantas perderam seus empregos. “A crise econômica mostra que as mulheres são as mais pobres”, lamentou. Ressaltou ainda a necessidade do combate à violência doméstica e do pagamento do auxílio emergencial.
A opinião foi compartilhada pela secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros. Ela refletiu que as mulheres estão mais expostas ao novo coronavírus, por serem a maioria nos serviços de saúde, nos trabalhos domésticos e em outras atividades. Além disso, “as mulheres que ainda puderam trabalhar remotamente em casa, se desdobram em várias funções”.
Ela também apresentou dados do Caged, dando conta que “das vagas de empregos formais perdidos, 99,5% são de mulheres” . A secretária da Mulher do Recife destacou que uma mulher em dificuldade econômica tem dificuldade em sair também do ciclo de violência doméstica. Em meio a tantos desafios, Glauce Medeiros apontou para a necessidade da vacinação e afirmou o que ocorre quando há oportunidade de estudo: “As mulheres são maioria na pesquisa trabalhando nas vacinas contra o novo coronavírus”.
Com poesia, Cida Pedrosa apresentou as vereadoras e
suas convidadas durante a reunião pública virtual:
Dani Portela convida
Pra nossa reunião
A doutora Valdenice
Que tem grande projeção
Nas ciências sociais
E nas questões raciais
É de forte atuação.
Convidada de Ana Lúcia
Vem a figura marcante
Dona(que é) Bianca Lacerda
De Holanda Cavalcanti
Mulher empreendedora
Comprometida gestora
Que também é palestrante.
Cida Pedrosa apresenta
Das ciências sociais
Eis Inaldete Pinheiro
De vivências sem iguais
Enfermeira e escritora
Sua força geradora
Conta histórias geniais.
Michelle Colins convida
Uma mulher liderança
Pollyanna Dias vem
Traduzindo confiança
Na Amar ações bem claras
Pra quem tem doenças raras
Traz um tanto de esperança.
Andreza Romero traz
Da capital da Bahia
Vereadora Marcele
Que aqui nos prestigia
Na causa dos animais
Ela atua e faz bem mais
Trabalhando dia a dia.
Liana Cirne apresenta
Vera Baroni, mulher
Advogada ativista
Que sabe bem o que quer
Pelos direitos humanos
Suas lutas são seus planos
Para o que der e vier.
Com Natália de Menudo
Camila Barros é luta
Desde jovem em movimentos
Comprovam sua labuta
Sua causa é consciente
Foco no meio ambienta
A juventude escuta.
Em 10.03.2020