Ivan Moraes divulga nota das Igrejas contra abertura

O vereador Ivan Moraes (PSOL) argumentou que não é contra as igrejas, nem contra a bancada cristã da Câmara do Recife – que elaborou o requerimento de nº 1346/2021, pedindo ao governo do Estado que inclua as denominações religiosas como serviços essenciais. Mas, considerou, na manhã desta segunda-feira (08), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que, neste momento tão grave da pandemia, não se pode abrir mão dos protocolos de segurança. O requerimento foi aprovado por 21 votos favoráveis e oito votos contrários.

O vereador leu o manifesto Igrejas pela Vida, elaborado por diversas denominações religiosas, incluindo a Igreja Católica, pedindo que os templos não sejam abertos neste período mais crítico da pandemia. “São duas cartas de um conjunto de igrejas evangélicas e a Católica, exortando à igreja em casa neste momento, alertando ainda para os perigos da abertura. Não se trata de desrespeitar o direito da fé ou da Constituição, mas salvar vidas”.

No manifesto consideram que os templos devem ficar fechados  como forma de evitar aglomerações, salvo quando servirem de locais de apoio ao Governo e às instituições de saúde. O manifesto é assinado por mais de 25 pastores, pastoras e padres e lideranças de igrejas do Recife e de outras cidades. Pedem ainda outras providências no combate à pandemia. Para o vereador fechar as igrejas significa manter a vida das pessoas. “Não se trata de desrespeitar a Constituição e o direito das Igrejas, mas preservar vidas não permitindo aglomerações”.

 

Em 08.03.2021