Liana Cirne critica vetos de Bolsonaro a lei sobre vacinação

A vereadora Liana Cirne (PT) fez uso da tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (2) para criticar vetos do presidente Jair Bolsonaro a trechos da lei federal nº 14.121/2021, advinda da Medida Provisória 1.003/2020. O texto autoriza o País a aderir ao programa Covax Facility, de acesso global a vacinas contra o coronavírus. Com as mudanças, foram excluídas da lei a autorização a estados e municípios para vacinar suas populações em caso de omissão ou inadequação do Programa de Imunização do Ministério da Saúde, e o prazo de cinco dias para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda autorização de uso emergencial temporário para importação e distribuição de imunizantes.

Segundo Liana Cirne, os vetos dificultam a luta dos governadores e prefeitos que querem ver sua população vacinada contra o coronavírus. “Há poucas horas, enquanto estávamos aqui reunidas e reunidos nesta reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, o presidente Jair Bolsonaro vetou vários dispositivos da Medida Provisória, engessando e amarrando as mãos das equipe que pretendem fazer a aquisição da vacina para cumprir o calendário de vacinação”.

A parlamentar lembrou que a aprovação de uso emergencial de imunizantes ocorreria apenas quando eles já tivessem sido aprovados por outras agências de reconhecimento internacional. E afirmou que, mesmo sendo da bancada de oposição à gestão municipal do prefeito João Campos (PSB), vai apoiá-lo contra os vetos do presidente. “Neste momento, eu não tenho dúvidas do lado em que eu devo estar. E não tenho dúvidas da necessidade de demonstrar apoio aos prefeitos da frente nacional que pretende adquirir as vacinas junto aos laboratórios pela inércia deste desgoverno federal. Eu não tenho dúvidas de que vou apoiar o prefeito do Recife na sua iniciativa de fazer a aquisição das vacinas”.

Liana Cirne pediu, ainda, que a população siga os protocolos de segurança para se proteger da covid-19. “Nós temos menos de cem leitos disponíveis no Recife. Não temos oxigênio. E não basta criticar o presidente, ou o ‘despresidente’, Jair Bolsonaro. É necessário fazer um apelo às pessoas para que fiquem em casa”.

Em um aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) também demonstrou indignação com os vetos de Jair Bolsonaro. “É falta de percepção com a vida e com a morte. Como é que pode? Nós não vamos resolver a questão econômica do Brasil na rua. Vamos resolver, realmente, vacinando as pessoas, garantindo a vida delas pra que a economia retorne”.

Em 02.03.2021, às 15h06