Liana Cirne pede transcrição e voto de aplauso a discurso de Lula

O discurso proferido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 10 de março em São Bernardo do Campo (SP) foi alvo de dois requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT), colocados em pauta nesta segunda-feira (22), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife. Por meio das propostas, a parlamentar pediu voto de aplausos ao pronunciamento e sua transcrição nos anais da Casa. Ambas as matérias, entretanto, receberam pedidos de vista do vereador Alcides Cardoso (DEM), devendo retornar à pauta somente na semana que vem.

Lula discursou no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC após a anulação de sentenças que o condenavam no âmbito da Operação Lava Jato. Na ocasião, teceu críticas à gestão do atual Governo Federal em relação à crise da covid-19.

Na tribuna virtual da Câmara do Recife, Liana Cirne fez um comparativo entre os dois líderes políticos. Ela mencionou que, desde a anulação das sentenças, o ex-presidente dialoga com líderes mundiais para solucionar problemas relativos à pandemia. “O atual presidente da República não consegue falar por três minutos sem a ajuda de uma cola. Ele precisa colocar militares de alta patente segurando cartolina. Quando ele fala espontaneamente, usa palavrões. Já chegou a publicar um vídeo de sexo explícito na sua conta oficial do Twitter. É uma vergonha, um constrangimento”, disse. “Enquanto isso, Lula fala aos líderes mundiais. Pede vacina para os países pobres. É ouvido pelos maiores jornalistas políticos do mundo. Lula fala com  presidente dos Estados Unidos e com o operário. Com a CNN Internacional, Lula fala sobre vacinação, emprego, renda, crise econômica”.

Cirne lembrou que, com a anulação das condenações da Lava Jato, Lula se tornou novamente elegível para o cargo de presidente. “Lula incomoda muito. Na semana passada, muitos colegas desta Casa reclamaram do fato de que o nome de Lula tem vindo à tona com muita frequência. Se a Câmara do Recife não aprovar o voto de aplauso ao discurso de Lula, ele tem os dois de qualquer maneira. Com ou sem o nosso reconhecimento, Lula tem o aplauso e Lula tem o voto”.

Uso sustentável da água – Liana Cirne também repercutiu, em seu discurso, o Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda-feira (22). Ela fez uma defesa do licenciamento ambiental para a perfuração de poços em Pernambuco. “Sem água, nós não temos acesso a uma série de outros direitos. Por isso, é importante que a gente comece a pensar a água numa perspectiva de justiça ambiental. A água deve chegar a todos, especialmente aos mais pobres. Enquanto em Casa Amarela e na Várzea sofremos com um sistema de rodízio, as indústrias têm acesso a água ilimitada, perfurando poços sem licenciamento ambiental tirando e utilizando a água de maneira irresponsável”.

Convocação do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) – A parlamentar também tratou do requerimento nº 1673/2021, de sua autoria, que foi aprovado pela Câmara durante a reunião ordinária. A proposta pede que a Prefeitura convoque os proponentes no edital do SIC relativo a 2019/2020 do Sistema de Incentivo à Cultura que ainda não foram convocados. “Eles tiveram seus projetos selecionados e até hoje não foram convocados para a assinatura e expedição de certificados para que possam ter acesso aos recursos para a execução dos seus projetos. É necessário fomentar a cadeia da cultura e criar meio de fomento para esses artistas e profissionais que estão, hoje, com enormes necessidades agravadas pelo contexto da pandemia”.

Em 22.03.2021