Liana Cirne pede transcrição e voto de aplauso a discurso de Lula
Lula discursou no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC após a anulação de sentenças que o condenavam no âmbito da Operação Lava Jato. Na ocasião, teceu críticas à gestão do atual Governo Federal em relação à crise da covid-19.
Na tribuna virtual da Câmara do Recife, Liana Cirne fez um comparativo entre os dois líderes políticos. Ela mencionou que, desde a anulação das sentenças, o ex-presidente dialoga com líderes mundiais para solucionar problemas relativos à pandemia. “O atual presidente da República não consegue falar por três minutos sem a ajuda de uma cola. Ele precisa colocar militares de alta patente segurando cartolina. Quando ele fala espontaneamente, usa palavrões. Já chegou a publicar um vídeo de sexo explícito na sua conta oficial do Twitter. É uma vergonha, um constrangimento”, disse. “Enquanto isso, Lula fala aos líderes mundiais. Pede vacina para os países pobres. É ouvido pelos maiores jornalistas políticos do mundo. Lula fala com presidente dos Estados Unidos e com o operário. Com a CNN Internacional, Lula fala sobre vacinação, emprego, renda, crise econômica”.
Cirne lembrou que, com a anulação das condenações da Lava Jato, Lula se tornou novamente elegível para o cargo de presidente. “Lula incomoda muito. Na semana passada, muitos colegas desta Casa reclamaram do fato de que o nome de Lula tem vindo à tona com muita frequência. Se a Câmara do Recife não aprovar o voto de aplauso ao discurso de Lula, ele tem os dois de qualquer maneira. Com ou sem o nosso reconhecimento, Lula tem o aplauso e Lula tem o voto”.
Uso sustentável da água – Liana Cirne também repercutiu, em seu discurso, o Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda-feira (22). Ela fez uma defesa do licenciamento ambiental para a perfuração de poços em Pernambuco. “Sem água, nós não temos acesso a uma série de outros direitos. Por isso, é importante que a gente comece a pensar a água numa perspectiva de justiça ambiental. A água deve chegar a todos, especialmente aos mais pobres. Enquanto em Casa Amarela e na Várzea sofremos com um sistema de rodízio, as indústrias têm acesso a água ilimitada, perfurando poços sem licenciamento ambiental tirando e utilizando a água de maneira irresponsável”.
Convocação do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) – A parlamentar também tratou do requerimento nº 1673/2021, de sua autoria, que foi aprovado pela Câmara durante a reunião ordinária. A proposta pede que a Prefeitura convoque os proponentes no edital do SIC relativo a 2019/2020 do Sistema de Incentivo à Cultura que ainda não foram convocados. “Eles tiveram seus projetos selecionados e até hoje não foram convocados para a assinatura e expedição de certificados para que possam ter acesso aos recursos para a execução dos seus projetos. É necessário fomentar a cadeia da cultura e criar meio de fomento para esses artistas e profissionais que estão, hoje, com enormes necessidades agravadas pelo contexto da pandemia”.
Em 22.03.2021