Liana Cirne repercute decisão do ministro Edson Fachin

A vereadora Liana Cirne (PT) repercutiu a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que anulou os processos judiciais do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba. “Ontem foi um dia de alegria, que renova esperanças dos nossos jovens, mas esperamos muito mais, ou seja, que a suspeição do ex-juiz federal Sérgio Moro seja reconhecida para todos os processos que ele julgou”, afirmou.

Ela fez pronunciamento na reunião Ordinária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma remota, na manhã desta terça-feira (9). Ontem, segunda-feira, o Ministro do STF anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Lava Jato ao declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para o julgamento das ações. Com a decisão, Lula tornou-se elegível. “Mas, agora esperamos que o habeas corpus do ministro Gilmar Mendes, também do Supremo, para o ex-presidente, seja logo julgado”, disse.

Liana Cirne afirmou que a prioridade também deve ser o reconhecimento do impedimento do ex-juiz Sérgio Moro no julgamento de todos os processos que ele julgou, na Lava Jato porque, “isso servirá de exemplo para o Judiciário brasileiro”. A vereadora lamentou, porém, que o ex-presidente Lula, nos dois anos que cumpriu sentença, ficou com seus direitos de cidadania políticos privados. “Mas, agora os jovens e adolescentes poderão sonhar com um futuro melhor, com mais esperança. Lula poderá finalmente ser candidato”, afirmou. Para a vereadora, muitos políticos temem Lula e o PT.


Em 09.03.2021.