Luiz Eustáquio defende requerimentos para desafogar o transporte público

A aglomeração no transporte público do Recife e alternativas para melhorar tal situação. Foram estes assuntos apresentados em dois requerimentos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), aprovados na Câmara do Recife, durante reunião Ordinária virtual, na manhã desta segunda-feira (29).

Antes da votação e aprovação, o vereador pediu para destacar o  requerimento  nº 1755/2021, de sua autoria, dirigindo indicação ao presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, para determinar  a inclusão dos ônibus do setor de turismo  à frota existente e, dessa forma, ampliar com mais segurança a oferta de vagas nos coletivos.

“Na verdade a gente sabe que foi feito um acordo com o Grande Recife no sentido de diminuir a superlotação. Só que a quantidade  de ônibus já era insuficiente. Diante disso eu criei um requerimento para autorizar uma frota de transporte emergencial”, afirmou o parlamentar.

De acordo com Luiz Eustáquio, a medida  seria boa para a economia, para os profissionais e para ter menos aglomeração nos ônibus. Ele ressalta que, enquanto todas as pessoas não forem vacinadas, é preciso que se  tenha o mínimo de distanciamento social.

Em um aparte, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), afirmou que se trata de um requerimento importante. Lembrou, também,  que a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, da qual faz parte, tem se posicionado sobre a necessidade de reforçar a frota de ônibus que circulam no Recife. “O que o senhor propõe é uma ampliação para além da frota, no sentido de usar toda a frota e até expandir”.

Já o vereador Almir Fernando (PCdoB) se disse decepcionado com as ações do Grande Recife Consórcio de Transporte. Ele lamentou a ausência de respostas e a falta de tomada de decisões que favoreçam aos usuários dos ônibus. Ao invés disso, o parlamentar afirma que houve diminuição do número de coletivos, aos sábados e domingos, de linhas como  Alto José Bonifácio/ Avenida Norte e Alto José Bonifácio/ João de Barros. Lamentou ainda a extinção de outras linhas que circulavam na Zona Norte da cidade. “Eu tenho certeza que o governador [de Pernambuco] não sabe disso. As empresas de ônibus  fazem, nós ficamos sabendo depois e quem mais sofre são os moradores da periferia”.

O vereador Osmar Ricardo  (PT) afirmou que compartilha da opinião de Luiz Eustáquio. Para ele,  a situação do transporte público é difícil e o governo do Estado não responde aos questionamentos, mesmo diante  da pandemia. “A frota precisa ser aumentada, sobretudo nos horários de pico e o Grande Recife não enxerga e não dá uma atenção a isso”.  Reclamou do tempo dos  intervalos entre os ônibus e do recente aumento das passagens, que não se reverteram numa melhor qualidade do serviço oferecido.

Ciclofaixas emergenciais – O outro requerimento  do vereador Luiz Eustáquio, também aprovado durante a reunião Ordinária, foi o de número 1756/2021. O documento é dirigido a  CTTU,  com a finalidade de implantação de ciclofaixas emergenciais em corredores de transporte, para atender ao público que pode trocar o ônibus pela bicicleta e dessa forma evitar aglomeração.

O parlamentar acredita que a medida seria uma alternativa para evitar a superlotação durante a pandemia, porque há uma necessidade de mudança de  hábitos de deslocamento na cidade. “A bicicleta é um meio de transporte já bastante usado por trabalhadores na cidade, mas é preciso dar segurança  para o seu uso. É preciso que o governo faça isso para garantir a  segurança e a proteção da vida das pessoas”.

 

Em 29.03.2021