Luiz Eustáquio enaltece projeto do Crédito Popular

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) enalteceu a aprovação do Projeto de Lei do Executivo 02/2021 instituindo o Programa Crédito Popular do Recife, concedendo R$ 3 mil de crédito com juros de 0,99% ao mês. Melhor ainda. Se todas as parcelas forem pagas em dia, a décima segunda e última será absorvida pela Prefeitura do Recife, zerando assim o juro cobrado. Ele disse na tarde desta segunda-feira (1º), durante reunião Extraordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que o programa dá oportunidade a quem precisa recomeçar.

O vereador lembrou que a proposta foi aprovada por unanimidade e que a tramitação em regime de urgência se fazia necessária dada a urgência das pessoas que estão sem trabalho. “Elogio o trabalho do Prefeito pela agilidade que tem sido dada às propostas, pois em menos de 60 dias já aprovamos o AME, auxílio emergencial para artistas, e agora o crédito popular. Aprovado pela oposição, bancada do governo e pelos independentes”. A proposta traz o dinheiro e a orientação de como empreender. 

Luiz Eustáquio ressaltou que uma ideia dele foi acatada e ampliou o crédito para pardos e negros, além de mulheres e jovens. E que a oposição também aprovou uma sugestão colocando pessoas deficientes como prioridade. A Comissão de Legislação e Justiça apresentou duas emendas contendo essas propostas e uma segunda emenda que  alterou a carência de 4 para 6 meses o início do pagamento.  “Ruim é o que está acontecendo em nível nacional, onde o governo federal em troca de apoio para o auxílio emergencial quer retirar direitos constitucionais da saúde e da educação”.

Felipe Alecrim (PSC) disse que gostaria de parabenizar os vereadores da oposição pelas sugestões e emendas aprovadas e ao líder do governo na Casa, vereador Samuel Salazar (MDB). Estendia as congratulações, ainda, pelo diálogo mantido entre os vereadores, bem como pela  Casa por ter aprovado o projeto, que deve ajudar pequenos empreendedores a terem acesso a crédito.

Ele enfatizou que havia pontos a serem melhorados como a questão do Conselho Gestor do Programa, tempo de duração do Programa, taxa de juros, limite de crédito diferenciado entre outros. “Nada impede que durante a regulamentação os vereadores atuem e consigam mudar algumas coisas. É preciso começar a pensar nas empresas de eventos que estão paradas na pandemia. Os novos projetos precisam contemplar esse setor”.

 

 Em 01.03.2021