Marco Aurélio sugere Zona Azul gratuita para empresários do Recife Antigo
"Quem conhece nosso cartão postal sabe que nós precisamos tomar algumas medidas, algumas políticas públicas no sentido de valorizá-lo. Conversando com a Abrasel [Associação Brasileira de Bares e Restaurantes], nós enxergamos a necessidade de chegar junto dessas pessoas. É importante que nós possamos buscar soluções para que haja um trauma menor do impacto econômico”, afirmou. “Em se falando de um momento tão difícil como este, de pandemia, em que nossos empresários estão sendo drasticamente atingidos, trago esse tema para o parlamento. E foi nesse sentido que apresentamos um requerimento para como eu posso dizer assim, sensibilizar a CTTU”.
Em seu discurso, Marco Aurélio Filho não deixou de elogiar a gestão por incentivos tributários concedidos e pela aproximação do prefeito João Campos e de seu secretariado com a iniciativa privada. “A partir do momento em que o prefeito não cobra o ISS para deixar mais para frente, assim como com a questão do IPTU, tudo isso gera um impacto econômico na cidade. O prefeito João Campos, está deixando de arrecadar para gerar um conforto melhor por parte dos nossos empresários”.
Presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara, o vereador Zé Neto (PROS) destacou medidas que devem trazer benefícios para a região que concentra o casario histórico do Recife. “Eu já tive a oportunidade de ter um diálogo com o nosso secretário de Planejamento, Leonardo Bacelar, em que a gente tratou do tema da revitalização e requalificação do bairro de Santo Antônio. O secretário garantiu que está sendo elaborado um plano de requalificação, então teremos novidades nessa área tão importante. Eu me coloco à disposição para fazermos juntos esse debate na construção de um Recife ainda melhor”.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) salientou alguns dos problemas específicos que o Recife Antigo enfrenta com a crise da covid-19. “A gente já sabe que, em um bairro onde tem um casario antigo, quanto mais se demora, mais custosa a revitalização. O grande segredo é você mantê-lo ativo, ter vários tipos de ocupação: empresarial, de pessoas para moradia, escritórios. E, neste momento de pandemia, mais do que nunca o bairro do Recife sofre. Como é nosso cartão postal, termina que não tem turismo hoje, e os comerciantes vão perdendo seus estabelecimentos”.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) também expressou sua vontade de discutir melhorias para o bairro do Recife. “Vereador Marco Aurélio, esse é um tema muito importante para a nossa cidade. O Recife Antigo é um lugar especial. E ele pode ser uma força motora do nosso turismo, sem nenhuma dúvida. A sua vontade de fazer, de discutir, é uma vontade que está no coração de vários vereadores desta Casa”.
Em 23.03.2021