Tadeu Calheiros chama atenção para redobrar protocolos contra covid-19

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) pediu para que toda a sociedade observe e aprofunde os protocolos de segurança no combate a covid-19, cujos números avançam no país e em Pernambuco. Ele disse na manhã desta terça-feira (09), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que qualquer medida que vá na contramão das medidas de segurança devem ser banidas. “O uso de máscaras, distanciamento social e higiene, são as únicas saídas que temos no momento”.

Tadeu Calheiros enfatizou que concorda com o manifesto de 46 entidades médicas do país reforçando a necessidade de observar os protocolos. “Estamos chegando a quase duas mil mortes por dia, e Pernambuco está já com 95% de ocupação de leitos de UTI”.

Pensando nisso, o vereador disse que gostaria de saber o que foi feito dos hospitais de campanha erguidos ano passado, quando a pandemia não tinha atingindo os números de hoje. “Quero saber o que ocorreu com os hospitais de campanha dos Coelhos, da Rua da Aurora e da Imbiribeira, fechados, à exceção do Aurora. Ano passado havia 800 leitos e os picos de morte eram inferiores aos observados agora. A questão é onde estão estes leitos e equipamentos”.

Tadeu Calheiros disse que não há informação de onde se encontram as tendas armadas para atender pessoas nas Policlínicas e nenhuma destas medidas estão sendo praticadas pela Prefeitura, que não ampliou leitos. De acordo com ele, o que ocorre é uma substituição de  leitos da pediatria da Maternidade Barros Lima, um dos hospitais mais antigos do setor.

Ele afirmou que o setor da unidade foi fechada para criar leitos de covid. “Houve redirecionamento dos leitos à custa do atendimento pediátrico, que já é sofrível. A gente sabe que nesta época aumentam os casos na pediatria, dificultando mais ainda o atendimento às crianças. São mais de 500 atendimentos que podem deixar de ser realizados”.


Em 09.03.2021