Tadeu Calheiros critica fechamento de urgência pediátrica

“Neste fim de semana, a emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena viveu um verdadeiro caos, uma caótica superlotação”. Com essas palavras, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) iniciou, nesta segunda-feira (15), um discurso crítico ao fechamento de unidades de atendimento pediátrico na capital. Segundo o parlamentar, que se pronunciou durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, a situação no Barão de Lucena é uma consequência da desativação da urgência pediátrica da Policlínica Barros Lima, que ocorreu na última terça-feira (9).

A Prefeitura fechou temporariamente o atendimento da unidade, que fica em Casa Amarela, para dar lugar a leitos de covid-19. “Buscamos o crescimento do número de leitos para adultos em decorrência da covid-19. Mas não pelo fechamento de serviços pediátricos. Nestes meses, sabemos que há uma procurar maior pelo serviço de urgência pediátrica. O aumento de casos respiratórios faz com que crianças precisem mais das emergências”.

Tadeu Calheiros afirmou que também foi possível observar um aumento no número de pacientes na Policlínica Amaury Coutinho, em Campina do Barreto. Já na quarta-feira (10), o vereador havia apresentado um requerimento, de nº 1531/2021, pedindo ao Poder Executivo a reabertura do serviço pediátrico da Barros Lima.

Em 15.03.2021