Tadeu Calheiros repercute reunião com Secretaria de Saúde

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) aproveitou a reunião ordinária da Câmara Municipal para repercutir os assuntos que abordou durante reunião com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Ele lembrou que a reunião foi promovida pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, nesta terça-feira (23), transmitida por via remota.

O parlamentar disse que tratou de  quatro assuntos ligados a prevenção e cuidados com a pandemia provocada pela covid-19.  O primeiro foi a questão das vacinas, que ele afirmou  se tratar da realização de boas ações, com respeito aos idosos e outros grupos prioritários.

Mas, se afirmou bastante preocupado com a necessidade da ampliação de leitos na cidade, frente ao número crescente de casos da doença. “No Recife, não se tomou a decisão política da reabertura de hospitais de campanha e, consequentemente, mais leitos. Eu ouvi da secretária, que os leitos de UTI que foram abertos no ano passado, não mais estão na ordem de prioridade da Prefeitura do Recife, passando apenas para o cunho do Governo do Estado”.                                     

Ele disse também que no ano passado o Recife figurou como a  cidade que mais abriu leitos, mais de 800,  e este ano constam  284. “Então precisamos fazer essa cobrança  pública para esta reabertura”.

O terceiro assunto abordado por Tadeu Calheiros, foi a sugestão que ele fez para criação de um centro específico destinado aos profissionais de saúde, com foco na saúde mental. O vereador é médico, atua no SUS, e afirma que tem ouvido muitos relatos de outros profissionais que apresentam a  saúde mental muito desgastada, por conta da sobrecarga de trabalho, estresse, ausência de férias há dois anos, entre outros pontos. “Precisamos pensar na saúde de quem cuida da saúde”.

Por fim, ele disse que lembrou à secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a necessidade da convocação de mais aprovados no mais recente concurso público. De acordo com o parlamentar,  foram apontadas 690 vagas e foram nomeados, até agora, cerca de 300 profissionais.

Em 23.03.2021