Vereador Zé Neto parabeniza PCR pelo Projeto Parque Capibaribe
O pronunciamento do vereador sobre o Projeto foi feito na reunião Extraordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife, por meio remoto, nesta segunda-feira (15). “São 30 quilômetros de uma iniciativa que valoriza o rio, resgata a bacia hidrográfica como referência da cidade e promove áreas de lazer, descanso e bem-estar”, reconheceu.
Zé Neto lembrou que a autorização para o início das obras foi anunciada no dia 12 de março, do aniversário do Recife, quando o prefeito João Campos assinou a ordem de serviço para o trecho localizado no bairro das Graças. “Trata-se de um novo espaço de lazer, entre as pontes da Torre e da Capunga, com extensão de um quilômetro, construído a partir do conceito de parque linear”.
O projeto do parque, disse Zé Neto, conta com playground, área para ginástica, tirolesa, três áreas de convivência, parcão, espaços para piquenique, mirantes e área de refúgio da fauna. “O Parque, na área do bairro das Graças, será um investimento de cerca de R$ 43 milhões e deverá ser totalmente concluído em 2023”, garantiu.
O Projeto Parque Capibaribe, do qual o trecho das Graças faz parte, dialoga com uma proposta de cidade inteligente, de acordo com o vereador, que explicou que o recurso natural da bacia hidrográfica será a espinha dorsal. “O rio, que se confunde com o Recife, passa a ser o protagonista da relação das cidadãs e dos cidadãos com a cidade. É o que une, conecta recifenses.”
O vereador Zé Neto observou que o Parque Capibaribe comprova que é possível existir um desenvolvimento sustentável com lazer. “É possível um lazer que não faça do concreto sua matéria-prima. É possível o crescimento econômico aliado ao cuidado com o meio ambiente e preocupado com a qualidade de vida das pessoas”. O vereador ressaltou que o Projeto Parque Capibaribe conta com diversas parcerias institucionais sobretudo com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no desenvolvimento da proposta
“E o que cabe a nós, membros do Poder Legislativo? Acredito que, por meio da nossa atuação e das Comissões Permanentes, apoiar iniciativas que tenham uma visão de futuro. As comissões de Planejamento Urbano e Obras; a de Desenvolvimento Econômico; e a de Meio Ambiente estão diretamente relacionadas a uma obra desse porte. É de nossa competência fiscalizar, acompanhar e apoiar o andamento desse projeto”, disse o vereador. Ele propôs uma audiência pública conjunta entre as três comissões, além da de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, para se discutir a viabilidade do Rio Capibaribe como rota de transporte.
O vereador Ivan Morais (PSol) pediu um aparte e disse que esta já é a terceira vez que “a gestão do PSB no Recife” anuncia o início das obras do Parque Rio Capibaribe. “Se há um protagonismo nesse projeto, é o da Associação Por Amor às Graças, que vem lutando por ele desde 2013”. Ivan informou que, numa iniciativa conjunta com a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), vão sugerir o nome do parque, na região das Graças, como Via Parque Lúcia Moura, que é o nome da ex-presidente da associação, falecida pelas complicações da covid-19 há uma semana.
Cida Pedrosa também pediu aparte para afirmar que o discurso do vereador Zé Neto foi uma oportunidade para ela desmitificar alguns pontos que dizem respeito ao Parque Capibaribe. “O primeiro ponto é sobre o início do projeto. Ele foi iniciado por mim, enquanto secretária de Meio Ambiente do Recife. Na minha gestão, contratei a UFPE para fazer um estudo de parque linear no local. O outro ponto é que nós o apresentamos à Associação Por Amor às Graças em três ocasiões. Nunca foi uma proposta carrocrata, de quatro faixas, como muitos dizem. Sempre foi um parque linear de uso sustentável do rio Capibaribe”, disse.
Em 15.03.2021.