Andreza Romero pede informações sobre crime ambiental

Solicitar, da Polícia Civil de Pernambuco, informações sobre uma investigação que busca apurar a autoria da morte de cinco gatos nas proximidades da avenida Beira Rio, no Recife. Foi com esse objetivo que a vereadora Andreza Romero (PP) proferiu um discurso nesta segunda-feira (19), durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal. De acordo com ela, a investigação já dura mais de dois meses, sem divulgação de resultados.

“Hoje, eu infelizmente preciso trazer a esta tribuna um assunto que me deixa muito triste. Há mais de dois meses, um caso de maus tratos chocou não apenas a nossa cidade, mas o nosso Estado”, disse a parlamentar. “Os casos e episódios de maus tratos, de pessoas que abandonam os animais são recorrentes. No entanto, a sociedade e todos aqueles que se importam com o valor de uma vida, independente da sua espécie, estão sem respostas. E eu me pergunto: por quê?”

Segundo Andreza Romero, dar respostas à sociedade não necessariamente prejudica o andamento das investigações. “A causa animal vivencia, neste mês, o Abril Laranja, [campanha] focada no combate a crueldade contra animais. Seria muito simbólico se as autoridades trouxessem a público informações completas sobre a investigação desse caso”, afirmou “É claro que é dever das nossas autoridades assegurar o sigilo necessário à elucidação dos fatos. Mas isso não é de forma absoluta. Por isso, em nome de todos os representantes da causa animal, eu quero pedir atenção das autoridades para que haja punição".

Para a vereadora, fazer a lei ser cumprida é essencial para coibir que outros casos de maus tratos sejam praticados. “É fundamental que os crimes sejam denunciados. Mais de dois meses sem respostas criam um ambiente de impunidade, que faz com que as pessoas não acreditem nas nossas leis e haja subnotificação de casos de maus tratos”.

Em 19.04.2021