Audiência pública debate prática de exercícios físicos como essencial na pandemia
“Tenho debatido bastante esse assunto na Câmara”, disse o vereador Marco Aurélio Filho. A Organização Mundial da Saúde considera que a atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, câncer de mama e de colo do útero. Com o objetivo primordial de incentivar as pessoas a serem mais ativas para um mundo mais saudável, em 2018 a OMS lançou um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para o período 2018 a 2030.
O primeiro convidado a falar na audiência pública foi o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), que é presidente da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados. O parlamentar reafirmou a essencialidade da profissão de educação física e da prática dos exercícios. Ele garantiu que as projeções da OMS dão conta de que cada real gasto com saúde preventiva no Brasil, com a atividade física, representa uma economia equivalente a quatro vezes esse mesmo valor nos hospitais públicos. “Portanto, é um investimento inteligente”, disse.
O Brasil, segundo o parlamentar, normalmente investe por ano cerca de R$ 100 bilhões no SUS. “Ontem, porém, tivemos notícia de que o orçamento deste ano prevê apenas R$ 43 bilhões”. Ele concluiu dizendo que há um débito do poder púbico com as políticas preventivas de saúde e uma proporcional desvalorização dos profissionais de educação física. Carreras disse que, como presidente da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, encaminhará ofício a todos os governadores e prefeitos recomendando que, se eles ainda restringem as atividades dos profissionais de educação física, nessa pandemia, revejam suas decisões.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) falou em seguida. Ele lembrou que hoje é a data em que se comemora o Dia Mundial da Atividade Física. “Se eu pudesse indicar uma medida isolada que pode provocar benefícios e bem estar físico e mental, indicaria as atividades físicas”, disse o vereador, que também é médico. Ele relacionou a educação física com o ensino básico e citou dados de 2019, no Recife. Lamentou que apenas 22% das 235 escolas da rede municipal possuem quadras poliesportivas para a prática dos exercícios. “São, portanto, 52 escolas. Dessas, apenas seis estão em boas condições de uso”.
A audiência pública contou ainda com a participação das vereadoras Andreza de Romero (PP), Ana Lúcia (Republicanos), Liana Cirne (PT) e dos vereadores Osmar Ricardo (PT), Rinaldo Júnior (PSB) e Samuel Salazar (MDB). Um vídeo produzido pelo gabinete de Marco Aurélio Filho foi apresentado para homenagear os profissionais de educação física, em comemoração ao dia instituído pela OMS.
A atleta olímpica Yane Marques, secretária Executiva dos Esportes do Recife, deu um depoimento sobre a importância da prática esportiva em sua vida. “Vou viver com os esportes a vida inteira, embora hoje não esteja mais disputando competições. Hoje, vivo o esporte de modo diferente, na gestão esportiva. A minha missão agora é dividir com as pessoas o que vivi e provocar nelas o desejo de viverem a mesma experiência”.
Yane Marques acrescentou que reconhece a atividade física como essencial e que se preocupa com os idosos que estão em casa, sem poder sair, por causa das restrições sociais. Ela garantiu que também está preocupada com os estudantes que estão sem condições de treinar. “Mas, na medida do possível vamos minimizar esses danos. A situação é seria, delicada. Mantenho contato com atletas de outros países e, através deles, sei que a situação em todo o mundo é uma só. A palavra de ordem, portanto, é paciência. As coisas aqui estão no caminho certo”.
O médico Geraldo Amorim, especialista em saúde preventiva, e dirigente do Laboratório Lika alertou para os perigos do sedentarismo, que segundo ele fragiliza o sistema imunológico. Amorim defendeu a criação de centros de educação física para a população se exercitar fisicamente e onde possa gastar energia muscular. “Existe uma pesquisa mostrando que 47% dos indivíduos, no Brasil, são sedentários, o que é um índice elevado. Está provado que quem faz atividade física tem uma resposta imunológica maior para as infecções, inclusive para a covid-19”, disse.
O professor da Universidade Federal de Pernambuco, Patrício Souto, também dirigente do Laboratório Lika, fez uma apresentação didática de uma pesquisa realizada por um grupo de cientistas e pesquisadores do Recife. A pesquisa gerou um artigo científico que foi publicada numa revista científica, mostrando que a atividade física regular mantém o sistema imunológico em dia, melhora a resposta antiinflamatória, dá melhor resposta às vacinas e capacitam as células para responder de forma positiva ao sistema imunológico.
O presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref 12), Lúcio Beltrão, disse que a realização de um debate da atividade física, a exemplo do que foi promovido pelo vereador Marco Aurélio Filho, é positivo para a profissão e para a sociedade.
A coordenadora da Academia do Recife, Tatiana Martins, leu um texto e disse que “a Prefeitura do Recife reconhece a grande importância da atividade física na promoção de saúde e prevenção de doença. Isso está evidenciado na implantação e manutenção de políticas públicas ao longo dos últimos 20 anos. Enquanto instituição pública, a Prefeitura sempre apoiou os programas de incentivo regular do exercício físico e do profissional de educação física”. Tatiana Martins destacou diversos programas que estão em execução e a realização de concursos para profissionais da área.
O presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco, Icaro Carvalho, alertou que a pandemia precisa servir de exemplo para o futuro. “Está provado que a educação física tem sua essencialidade. Mas a discussão que precisamos fazer agora é como manter os serviços funcionando para garantir uma renda e dar suporte ao profissional”, disse.
O presidente do Sindicato Patronal de Academias de Pernambuco, Paulo Henrique, apresentou dados de uma pesquisa em que são avaliados 16 segmentos de mercado, a partir dos itens de segurança na pandemia. Ele ressaltou que a taxa de segurança das academias é maior do que a de farmácia, supermercados e transportes públicos. A última pessoa da mesa de debates que expôs sua opinião foi o fisioterapeuta esportivo Diego Paes. “Temos protocolos seguros para defender a abertura dos estabelecimentos e reconhecer a atividade como essencial”, disse.
O vereador Marco Aurélio Filho encerrou os debates dizendo que o encaminhamento a ser dado será a realização de uma próxima reunião para elaborar conjuntamente um documento, a partir das discussões da audiência pública. Esse documento será encaminhado a autoridades como o governador Paulo Câmara e o prefeito João Campos, para dizer que as atividades físicas e os profissionais de educação físicas são essenciais, independentemente da continuidade da crise sanitária.
Em 06.04.2021.