Cida Pedrosa defende voto de aplauso a ex-presidente Lula

O plenário virtual da Câmara do Recife votou e aprovou, nesta terça-feira (13), dois requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT) que dizem respeito a um discurso proferido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 10 de março de 2021, após as anulações de condenações da Operação Lava Jato. Durante a discussão, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) se manifestou a favor das propostas.

Os requerimentos nº 1638/2021 e nº 1639/2021 pedem, respectivamente, que a íntegra do pronunciamento do ex-presidente seja transcrita para os anais da Casa, e concede a Lula voto de aplausos pelo discurso. Os pedidos, que foram discutidos em bloco pelos vereadores, receberam 18 votos a favor e nove contrários.

Para Cida Pedrosa, as palavras do ex-presidente teriam servido para dar esperança à população. “O que está acontecendo no Brasil desde que houve o golpe? É como se a gente perdesse em autoestima, em soberania nacional, em direitos, em liberdade de expressão, em uma coisa que para mim é maior do que qualquer bem material, que é possibilidade de esperançamento”, afirmou.

De acordo com a parlamentar, aprovar os requerimentos não significa tomar uma posição eleitoral, tendo em vista a disputa presidencial de 2022. “Eu acho que o discurso que o presidente Lula fez do ABC é um discurso importante para a história do Brasil, independente de que lado estejamos, sejamos de esquerda ou de direita. Nós não podemos negar o aporte histórico dele. Não vejo como polarização. Eu acho que polarizar é não deixar passar requerimento nessa ordem”.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) comentou, em um aparte, que a transcrição do discurso apenas registra um momento histórico do país. Ele mencionou, também, a tramitação dos requerimentos da vereadora Liana Cirne, que foram alvo de pedidos de vista antes da votação desta terça-feira (13). “A gente está falando de uma questão histórica, fazendo a nossa tarefa, é de acompanhar o que acontece no país. Não é ser contra ou a favor. É para dizer que o discurso do ex-presidente Lula, após a anulação das sentenças, é histórico. É muito importante, pelo bem da democracia e da República, que não haja limitação, nem haja veto, a nenhum tipo de discussão. Mas é preciso que se diga que a polarização muitas vezes se traduz nesse tipo de embaraço, nesse tipo de atropelo”.

Em 13.04.2021