Cida Pedrosa discute três requerimentos dirigidos à Emlurb
Os requerimentos foram aprovados. O primeiro a ser discutido foi o de número 2216/2021, solicitando a recuperação da Praça Gildo Macêdo Lacerda, localizada na Rua Evaldo Luiz Ferreira de Souza, no Alto do Burity, bairro da Macaxeira. “Eu recebi a comunidade e conversei com as lideranças na semana passada. De imediato, telefonei para a presidente da Emlurb, Marília Dantas, que mandou antecipadamente limpar a pracinha”, disse. A vereadora, no entanto, disse que “é urgente que o uso da pracinha seja restabelecido para uso do lazer na comunidade”.
O requerimento número 2214/2021 pede à presidência da Emlurb para determinar a drenagem e a canalização do esgoto da Rua da Vila, localizada no bairro de Areias. “Quem me solicitou essa obra também foi a comunidade, através de suas lideranças. Muitas pessoas da localidade, assim como outras do Recife, tiveram suas casas alagadas pelas fortes chuvas que caíram no final de semana. Essa drenagem se faz urgente para que os moradores da rua tenham paz e possam dormir tranquilos em dias de chuvas”, disse.
Já o requerimento número 2215/2021, solicitou a limpeza das pontes que estão sobre o Rio Tejipió, durante o percurso iniciado da comunidade do Sapo Nu, até o bairro de Tejipió. “Já fizemos outros três requerimentos para beneficiar a bacia do Tejipió. Esse rio percorre toda a cidade do Recife, que, por sua vez, é uma cidade cortada por rios, que fica abaixo do nível do mar e ao longo da história teve sua ocupação desordenada”. Por essas razões, disse a parlamentar, sempre que há fortes chuvas, as áreas que ficam próximas aos rios e canais alagam. Em consequência, a população sofre graves transtornos.
“A cidade não deu conta do inchaço populacional e da ocupação desordenada que foi se registrando ao longo da sua história. Entendo que só uma reforma urbana, com um plano de resíduos sólidos, daria conta dessa situação”, disse Cida Pedrosa. Ela defendeu a urgência de se debater um plano de resíduo solido para que pessoas parem de jogar lixo nos canais e canaletas. “Esse plano também seria o estofo para termos uma política de resíduo solido com mais reciclagem”, observou.
Cida Pedrosa aproveitou para informar que o Fórum do Rio Tejipió vai se reunir esta semana e que o grupo pretende solicitar um encontro com o prefeito João Campos para discutir a recuperação do rio. “Nós, enquanto Câmara Municipal do Recife, devemos dar as mãos a esse fórum, pois os seus componentes discutirão um problema de difícil solução e que envolve bilhões de reais. Nesse caso, podemos ser o canal de conversa entre a sociedade civil e a Prefeitura do Recife”.
Em 12.04.2021.