Comissão analisa projetos, repercute a reunião com a CTTU e a visita ao TI Joana Bezerra

Na manhã desta quinta-feira (29), por meio de videoconferência, a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife promoveu encontro para repercutir os assuntos tratados durante reunião com a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, bem como analisar a visita realizada aoTerminal Integrado (TI) Joana Bezerra. O encontro foi conduzido pelo presidente do colegiado vereador Fabiano Ferraz (Avante), e teve a participação dos vereadores Eduardo Marques (PSB), Luiz Eustáquio (PSB) e Paulo Muniz (SD).

Inicialmente, houve a leitura do parecer ao projeto de lei número 69/2021, de autoria do vereador Fabiano Ferraz (Avante), pelo relator, vereador Eduardo Marques (PSB) que opinou pela aprovação da  proposição. O projeto de lei dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação dos dados dos medidores de velocidade utilizados na fiscalização de trânsito sob administração do Recife. A matéria tem a finalidade de obrigar a divulgação, em sítio eletrônico do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, da localização, do horário de funcionamento e da velocidade limite de todos medidores fixos, móveis, estáticos ou portáteis de fiscalização de trânsito na cidade do Recife.

A Comissão também distribuiu o projeto 90/2021 e nomeou o vereador Júnior Tércio (Podemos) para emitir parecer à matéria.   A proposição, de autoria conjunta dos vereadores Dani Portela (PSOL) e Ivan Moraes (PSOL), determina a obrigatoriedade de circulação de todas as frotas de transportes coletivos de passageiros na cidade do Recife enquanto perdurar a pandemia da Covid-19.

O presidente da Comissão, vereador Fabiano Ferraz, destacou que no último dia 22 participou de uma reunião com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, para tratar do Plano de Mobilidade. “E fomos informados que, por conta do Plano Diretor, uma revisão geral está sendo feita ao referido Plano de Mobilidade”. Já sobre o Plano Viário, o parlamentar disse que o tema está na pauta com o prefeito do Recife, João Campos. “E assim que estiver com as novas metas, a Casa de José Mariano será informada”.

Ainda segundo o parlamentar, a  presidente da CTTU informou que será promovida uma apresentação sobre o Maio Amarelo, desenvolvido pela empresa Bloomberg, em parceria com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A data ficou definida para o próximo dia 13 de maio, às 10h, com o tema “Segurança Viária no Recife”.

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana também pretende organizar agendas com o Sindicato dos Motoristas de Turismo e a Ameciclo. O vereador Luiz Eustáquio (PSB), que deu as sugestões para os encontros, ressaltou que era muito importante o debate com a Ameciclo. “Até para a Comissão compreender todo o projeto de mobilidade e de como podemos ajudar. Será muito útil para a sociedade porque  é um modal já trabalhado pela Prefeitura, mas precisamos avançar”.

O vereador Paulo Muniz (SD) sugeriu que a Comissão poderia analisar de que forma  é possível desenvolver um trabalho para conscientizar a população sobre a utilização correta do calçadão de Boa Viagem. “A ciclovia localiza-se ao lado do calçadão, mas, mesmo assim, as bicicletas estão fazendo uso do espaço destinado aos pedestres", disse o parlamentar. "Presenciei um acidente, infelizmente, no calçadão de Boa Viagem. A Guarda Municipal  já fez um trabalho educativo nesse sentido,  ela aparece de forma simpática aconselhando as pessoas”.    

TI Joana Bezerra - Sobre a visita da Comissão ao terminal Joana Bezerra, junto à equipe do Grande Recife Consórcio de Transporte, na última quarta-feira (28), o presidente da colegiado disse que ficou satisfeito com as medidas adotadas pelo órgão na prevenção ao coronavírus. “O esforço está sendo gigante para que os ônibus deixem o terminal com  todas as cadeiras ocupadas e com  20% de passageiros em pé. Vi a disponibilidade de máscaras com os organizadores da fila e do álcool em gel. O Estado de Pernambuco, em articulação com o Tribunal de Contas, está fazendo um aporte financeiro. O custo é alto, uma média de R$ 35 mil reais por mês, por ônibus. De fato, temos que dizer o que está certo e reconhecer o esforço. Em algumas linhas ajustes devem ser feitos e, enquanto Comissão, podemos ir a outros terminais integrados para acompanhar essa operação. Estamos aqui para fiscalizar e ajudar os recifenses”, disse Fabiano Ferraz.   

  

Em 29.04.21