Comissão de Desenvolvimento Econômico distribui proposições
Após a leitura da ata na última reunião, duas proposições foram distribuídas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico. A primeira trata-se de projeto de lei de autoria do vereador Renato Antunes (PSC), número 84/2021, que estabelece, no Recife, a obrigatoriedade de realização de reunião prévia para a decretação de fechamento parcial ou total de estabelecimentos comerciais e afins em decorrência da pandemia da COVID-19. A relatoria ficou com o vereador Zé Neto.
O segundo projeto distribuído foi o de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), número 58/2021, que institui a obrigatoriedade de inclusão de mensagens e conteúdo de enfrentamento ao assédio e importunação sexual pelos patrocinadores da iniciativa privada nas peças publicitárias dos Ciclos Festivos do Recife e demais eventos festivos de grande porte. O vereador Luiz Eustáquio ficou com a relatoria.
Luiz Eustáquio também teceu comentários sobre o Crédito Popular. De acordo com o vereador, a procura da população foi muito grande e uma nova etapa de inscrições ocorrerá. Diante do assunto, o parlamentar disse que agendou uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, próximo dia 15, para tirar dúvidas em relação ao Crédito. “Além disso, precisamos esclarecer como se dará a formação da Comissão que acompanhará o programa. Considero que a Câmara deveria ter um assento nessa Comissão”. Prontamente, o vereador Zé Neto concordou com a sugestão de Luiz Eustáquio. “Concordo plenamente. A Casa de José Mariano é responsável pela fiscalização e discussões. E, afinal, somos representantes das recifenses e dos recifenses. Acho pertinente esse pleito”.
Outro ponto levantado pelo colegiado foi sobre a questão do coronavírus. Luiz Eustáquio lamentou que percebe nas ruas o comportamento de muitas pessoas que ainda não têm noção do problema da pandemia. “Hoje, morrem três, quatro mil no país, e as pessoas continuam como se nada fosse acontecer com elas. Observamos muitos e muitas sem máscaras nas ruas. É lamentável”.
O vereador Zé Neto adiantou que o momento era desafiador e que o governo federal vem prejudicando o plano nacional de vacinação. Ele elogiou os governadores e prefeitos que estão tomando medidas conjuntas para tentar melhorar a questão do imunizante. “O Brasil sempre foi referência e hoje temos o desgoverno de Jair Bolsonaro que zomba da pandemia, chamando-a de gripezinha. Os municípios e estados estão de parabéns porque estão de forma conjunta conduzindo o processo. Vemos o exemplo do aplicativo Conecta Recife que tem dado exemplo de organização e sem aglomeração”.
Em 08.04.21