Comissão de Educação aprova projeto sobre ações contra diabetes e hipertensão nas escolas

Estabelecer diretrizes para a implementação de ações de prevenção e controle do diabetes e da hipertensão arterial em crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 32/2021, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), cujo parecer positivo foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal. O colegiado promoveu uma reunião nesta terça-feira (6), de forma virtual.

As diretrizes do projeto preveem ações de descoberta antecipada de fatores de risco e o diagnóstico precoce do diabetes e da hipertensão arterial, bem como a realização de campanhas educativas e a adoção de hábitos de vida saudáveis. No texto de justificativa à proposta, Ana Lúcia explica que seu objetivo é fazer com que o município atue para “prevenir, diagnosticar e tratar o diabetes e a hipertensão arterial em nossas crianças e adolescentes, a fim de que com o acompanhamento adequado tenham uma melhor qualidade de vida”.

Após receber os pareceres das demais comissões competentes, o projeto será encaminhado ao plenário para votação. Caso seja aprovado, segue para a sanção do prefeito.

Além de Ana Lúcia, que é presidente da Comissão de Educação, participaram da reunião os vereadores Cida Pedrosa (PCdoB) e Hélio Guabiraba (PSB), ambos membros do grupo. Eles votaram, ao total, pareceres a cinco projetos em tramitação na Câmara, sendo quatro projetos de lei ordinária e um projeto de decreto legislativo. Todos foram aprovados.

Ao fim do encontro virtual, foram distribuídos, ainda, 21 projetos aos relatores para a emissão de pareceres. Desses, 17 eram projetos de lei ordinária, dois eram projetos de decreto legislativo e outros dois eram projetos de resolução.

Em 06.04.2021, às 15h30