Meio Ambiente dá início à construção do Manual de Boas Práticas Ambientais na Câmara
Após a aprovação das matérias legislativas, a vereadora Liana Cirne fez uma apresentação do projeto que trata do manual de Boas Práticas Ambientais na Câmara Municipal do Recife. O documento contém atitudes permanentes com diretrizes a serem aplicadas, tendo como um dos objetivos o de firmar um termo de adesão entre a Câmara Municipal do Recife e o Ministério do Meio Ambiente estabelecendo uma Agenda de responsabilidade socioambiental na Casa. “Além de orientar o uso racional de recursos naturais e bens públicos, e, também, incentivar compras públicas sustentáveis”, enfatizou Liana Cirne.
A vereadora pontuou na reunião que era preciso instituir uma agenda chamada A3P- Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Trata-se de um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. “O processo tem alguns passos como elaborar diagnóstico e levantamento de dados da situação socioambiental da Casa e elaborar um plano de gestão contendo ações, objetivos e metas, bem como recursos físicos e financeiros necessários disponíveis”. Após a explanação, Liana Cirne sugeriu à presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereadora Andreza Romero, a criação de uma comissão gestora para assinar um termo de adesão à agenda A3P com o Ministério do Meio Ambiente.
Andreza Romero sugeriu um próximo encontro entre os demais integrantes da Comissão do Meio Ambiente e o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), para analisarem o documento e trazerem novas sugestões ao manual de Boas Práticas Ambientais na Câmara Municipal do Recife.
Em 05.04.21