Comissão de Mobilidade promove reunião com o Grande Recife Consórcio de Transporte
O presidente da Comissão de Mobilidade, vereador Fabiano Ferraz (Avante), participou da reunião na sede do Grande Recife ao lado do presidente da entidade, Erivaldo Coutinho, e do diretor de Operações, Mário Sérgio Cornélio. Já os vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Júnior Tércio (Podemos), Doduel Varela (PSL) e Tadeu Calheiros (Podemos) acompanharam e debateram o assunto de forma virtual.
O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano ressaltou que a Casa tem prestado um grande trabalho servindo como voz para o sociedades recifense neste momento de pandemia. “Estamos à disposição de todos os parlamentares para dirimir qualquer dúvida no que se refere ao transporte público da Região Metropolitana”.
Após as considerações iniciais, cada vereador teve um tempo estipulado para fazer os seus questionamentos ao órgão. Luiz Eustáquio cobrou o aumento da frota com o uso de 100% dos veículos e a vacinação de motoristas e cobradores contra o coronavírus. Destacou, ainda, o requerimento de sua autoria para uma composição da frota com os ônibus de turismo, que são quase três mil no Estado, segundo ele.
Já o vereador Doduel Varela acrescentou outros assuntos discutidos desde o ínicio da pandemia como o distanciamento social, o uso máscaras e álcool gel, além do aumento de frota. Ele questionou quando os usuários terão acesso a todas as melhorias e medidas de segurança propostas.
Além de cobrar o aumento da frota e a possibilidade dos usuários circularem sentados nos coletivos, o vereador Júnior Tércio relatou as dificuldades nos setores econômicos nesta pandemia. “Tenho acompanhado que 20% dos estabelecimentos no país já fecharam as portas e, infelizmente, a questão da insegurança alimentar vem surgindo, tudo isso fruto desse momento em que estamos vivendo. Mas é preciso pensar na vida das pessoas”.
Para o vereador Tadeu Calheiros, que é médico do SUS, o transporte público lotado pode levar muitos usuários a serem contaminados pelo novo coronavírus. Ele afirmou, então, que o custo de um leito de UTI é muito maior do que o custo para manter um ônibus em circulação – o que não justifica dizer que se trata de economia.
Respostas do Consórcio - Após as considerações dos parlamentares, o presidente do Consórcio Grande Recife de Transporte Metropolitano, Erivaldo Coutinho, reafirmou que o Governo do Estado tem tomado todas as medidas necessárias e respondeu aos questionamentos.
“O álcool em gel colocamos à disposição em todos os terminais integrados; a equipe técnica de engenharia já demarcou as distâncias entre as pessoas e os operadores de fila têm atuado nos locais para garantir de forma ordeira as filas. Colocamos mais de 80% da frota, com muito esforço para 6% de demanda. Será muito importante que os vereadores e vereadoras do Recife conheçam in loco o sistema de transporte para perceberem que algumas linhas estão com mais de 100% da frota. Todo o trabalho preventivo tem sido feito à população”.
Ainda, de acordo Erivaldo Coutinho, é preciso debater a necessidade da ajuda financeira federal. “No campo da saúde, por exemplo, existe um financiamento. Mas para o transporte público não. Então fica o debate que é de extrema importância aos níveis estadual e municipal para tentarmos esses recursos federais”.
O diretor de Operações, Mário Sérgio Cornélio, destacou que o modelo de remuneração do operador, no Brasil, é dado pela tarifa. “Infelizmente, é ultrapassado e não se conseguiu vislumbrar novos modelos, a não ser o de concessão - onde o Estado mediante repasse financeiro paga a diferença de custo, que é chamado de subsídio”.
De acordo com ele, na Região Metropolitana do Recife, por exemplo, são nove empresas operadoras, e somente duas concessões. Mario Sérgio afirmou que há um grande esforço para cumprir as regras estabelecidas . “Estamos tentando nos grandes pontos restringir para 20% das pessoas em pé, em um acordo feito com a Defensoria Pública”. Ele ressaltou ainda a quantidade dos ônibus em circulação. “Nós hoje temos uma frota de 2.125 ônibus em operação, ou seja 88% da frota em relação a março de 2020, que era de 2.415”.
Visita ao terminal - Ficou acertado, durante a reunião, que será realizada uma visita da Comissão de Mobilidade da Câmara do Recife ao Terminal Integrado Joana Bezerra, na próxima quarta-feira, dia 18, às 6h da manhã. O objetivo é que os parlamentares acompanhem de perto a movimentação atual num dos terminais de integração mais movimentados da cidade.
Em 23.04.21