Dani Portela manifesta apoio a requerimentos de Cida Pedrosa

A vereadora Dani Portela (PSol) manifestou apoio aos requerimentos de números 2036 e 2039/2021, ambos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que causaram debate durante a reunião Ordinária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (20). O primeiro solicitava a transcrição nos anais da Câmara Municipal do boletim nº 02/2021 do Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19, da Associação Médica Brasileira (AMB); e o segundo, o 2039/2021, concedia moção de repúdio ao presidente da República pela revisão da Política Nacional dos Direitos Humanos.

As discussões polêmicas se concentraram no requerimento 2036/2021, que trata do boletim do comitê da AMB, que foi divulgado no dia 23 de março de 2021. Ele condena, entre outros pontos, o uso de remédios sem eficácia contra a Covid-19, chamado popularmente kit covid. A bancada que apoia o Governo Federal na Câmara do Recife manifestou-se contra e disse que esse boletim era fake news, pois as entidades que subscreviam a nota, retiraram seus nomes.

 A vereadora Dani Portela reafirmou que a nota do comitê é subscrita pela maioria das entidades que formam a AMB. “Depois que a nota foi publicada, realmente houve uma reação de alguns participantes da entidade. Na verdade, foram 21 de suas federadas, ou seja, 26% delas disseram que discordaram da nota e pediram para retirar o seu nome. A AMB  atendeu à solicitação e pediu desculpas a essas. Mas, no dia 28 de março, a AMB manteve o texto do boletim número dois, que dessa vez foi subscrita por 64% dos seus filiados. Por isso, quero parabenizar a vereadora Cida Pedrosa pela apresentação dos requerimentos”, afirmou.

Dani Portela insistiu que os vereadores da Câmara Municipal do Recife devem primar pelo papel da ciência. “Da mesma forma, é preciso respeitar a verdade dos fatos. Além disso, é importante se aprender a ler números das estatísticas, assim como saber interpretá-los antes de trazer dados para a tribuna desta casa”, criticou. Dani Portela lamentou que as informações erradas e falsas ainda estejam sendo divulgadas e repetidas, no momento em que o Brasil totaliza 375 mil óbitos pela covid-19. “Esse número lamentável foi superado hoje. Da mesma forma, também sabemos que menos de 13 % (o número exato é 12,59% ) da população nacional foi vacinada. Isso é vergonhoso”.

 A vereadora ressaltou, ainda que um relatório divulgado hoje pelo Tribunal de Contas da União (TCU) assegura que “não constam dotações de despesas para o combate à pandemia de covid-19, em 2021”. Por isso, de acordo com a parlamentar, “não tem como olharmos para esses dados e não repetir: este é um governo genocida. Irresponsável e genocida”.  Ainda de acordo com o relatório, disse a vereadora, “não houve nenhum repasse de recursos, até março deste ano, para os Estados e municípios,  com esse objetivo”.  Ela acrescentou que essas informações confirmam “que há uma necropolítica no Governo Federal, que é a política de quem decide quem vive e quem morre neste país. Não vamos aceitar que a necropolítica seja feita na Câmara Municipal do Recife”.

A vereadora Cida Pedrosa pediu um aparte e leu a nota publicada no dia  29 de março, após a primeira publicação do boletim 02. A leitura confirma o que foi dito por Dani Portela.


Em 20.04.2021.