Fabiano Ferraz elogia trabalho de agentes durante chuvas

O vereador Fabiano Ferraz (Avante) falou sobre o trabalho dos agentes públicos neste final de semana, em que as chuvas se intensificaram na Região Metropolitana, e em especial aqui no Recife. Ele disse durante Reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (12), por videoconferência, que desde o sábado, o Recife registrou já 292 milímetros de chuva e profissionais de diversas secretarias e órgãos foram destacados para minimizar os impactos causados.

Ele disse ainda que essa operação conjunta, denominada Ação Inverno 2021, conta com um investimento de  aproximadamente R$ 100 milhões de reais. Estão atuando equipes da Defesa Civil, Emlurb, CTTU e Guarda Municipal, entre outros órgãos. Aproximadamente mil servidores destacados, com o monitoramento feito pelo prefeito e por sua equipe de secretários. “Cerca de 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da CTTU têm atuado nas áreas afetadas pelas chuvas. Mais de 60 semáforos precisaram de ajustes no final de semana, por conta dessas chuvas. Felizmente, apenas três ocorrências de trânsito foram registradas, sem vítima fatal”.

Os servidores da Guarda Municipal também têm atuado nesta frente, orientando os condutores quanto aos desvios no trânsito para áreas que não apresentem alagamentos. Lembrando que essas vias são acompanhadas através de mais de 160 câmeras de videomonitoramento por toda a cidade. Já a Defesa Civil, que tem demonstrado grande agilidade a atender os chamados, com pedidos para vistorias ou colocação de lonas, também merece destaque por seu trabalho. Foram mais de 300 chamados nesses três dias.

Fabiano Ferraz disse, ainda, que a Defesa Civil  vem atuando desde janeiro, quando foi iniciada a Operação Inverno, em com ações como obras de contenção de encostas, eliminação de pontos de acúmulo de águas e limpeza de canais. "Já foram realizadas mais de 13 mil vistorias, e foram colocadas lonas plásticas em mais de 3.500 pontos. Além das ações de porta a porta, alertando as famílias sobre a situação de risco. As obras de contenção definitiva de encostas receberam um investimento de R$ 21 milhões de reais".

Segundo ele, até ontem (domingo), a Emlurb registrou 38 ocorrências com árvores, todas já solucionadas, em bairros como Casa Amarela, Boa Viagem, Casa Forte, Cordeiro, Dois Irmãos, Macaxeira, Arruda e Graças. "A Emlurb realizou a desobstrução dos pontos de acúmulo de água e a retirada de árvores que caíram nas vias. Algumas dessas situações precisaram do uso de caminhões com jato de sucção. Mas felizmente os serviços foram realizados e concluídos no mesmo dia".

 

 

Em 12.04.2021