Liana Cirne discute requerimentos de Andreza Romero
Os requerimentos foram debatidos na reunião Ordinária, que a Câmara Municipal do Recife realizou por meio de videoconferência, nesta terça-feira (6). “São requerimentos de muita importância para a mulher, mas é triste termos a necessidade de estarmos debatendo a situação das mães. O primeiro, sobretudo, fala de uma violência sistemática. É elevado o número de vítimas. O segundo, porque não deveríamos ter a necessidade de discutir a necessidade de oferecer conforto para as crianças. Isso deveria ser o básico”, disse a vereadora Liana Cirne.
No caso do segundo requerimento, ela ressaltou, no entanto, que é “aterrador e cada vez maior o número de mães que sofrem agressões e assédios” porque amamentam os seus filhos em espaços públicos. “Nós recebemos vídeos de pessoas desconhecidas que, quando veem uma mãe amamentando em público, exige que ela use uma manta para cobrir a criança no momento da alimentação”, disse. A vereadora disse que a mulher é xingada “no momento mais divino, especial e sublime”.
A vereadora Dani Portela (PSol) pediu um aparte. Ela considerou que “é um absurdo termos a necessidade de criarmos requerimentos como esses”. Ela não estava censurando a iniciativa da vereadora Andreza de Romero, autora da proposta, mas a situação das mulheres previstas nos requerimentos. Dani Portela, no entanto, destacou o segundo, o de número 2165/2021, que solicita a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos. “Acho que a sala de apoio não deveria ser para a mãe alimentar o filho, mas sim para dar apoio a ela quando precisar retirar o leite e guardá-lo”.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) também pediu um aparte e disse que a vaga em creche não deve ser vista como um direito da criança. “Mas, sim, como um direito da mãe que precisa trabalhar ou exercer uma atividade pública”, observou. Os problemas das creches, disse a vereadora, é o quantitativo de vagas que é “insuficiente no Recife ou em qualquer cidade brasileira”. Segundo Cida Pedrosa, a ex-presidente Dilma Rousseff, quando estava no cargo, pretendeu instalar um programa de universalização das creches, mas “mas não teve tempo porque sofreu um golpe”.
Em 06.04.2021.