Liana Cirne discutiu requerimentos pedindo voto de aplauso a Lula

A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu dois requerimentos de sua autoria, ambos com foco no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, nesta terça-feira (13). O requerimento de número 1638/2021 solicitou a transcrição nos anais da Câmara da matéria intitulada “Leia a íntegra do primeiro discurso de Lula após anulação de condenações da Lava Jato”, publicada no site Brasil de Fato, em 10 de março de 2021. Tanto esse quanto o segundo requerimento foram aprovados por 18 a nove.

O segundo requerimento é o de número 1639/2021, concedendo voto de aplausos e congratulações ao ex-presidente pelo histórico discurso realizado no dia 10 de março de 2021, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). O discurso e a entrevista foram realizados após a decisão do ministro Edson Fachim, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Lava Jato, ao declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para o processo e julgamento das ações.

Liana Cirne pediu o apoio dos colegas, na reunião virtual, e disse que se sentia “honrada de ser a autora dos requerimentos”. Ela lembrou que o ex-presidente realizou um discurso e depois concedeu uma entrevista com duração, em conjunto, de três horas. “Ele falou das realizações de sua gestão. Falou do programa de vacinação que atendeu a 80 milhões de brasileiros em apenas três meses; também de uma época de ouro da nossa economia, e dos 40 milhões de brasileiros que saíram da linha da miséria. A época foi o contrário desta, de hoje, quando a fome voltou à nossa realidade e as ruas de nossas cidades estão lotadas de pessoas pedindo comida”, disse.

A vereadora acrescentou que o ex-presidente, em seu discurso e na entrevista, lembrou de haver promovido o maior programa de inclusão social do País. “Foi no governo Lula que houve incentivo para que as crianças se matriculassem nas escolas, por exemplo”, disse. Ela observou também que até a atuação da Câmara Municipal do Recife, na gestão de Lula,  era diferente: “Os discursos eram pela ampliação da conquista de direitos. Hoje, nós temos que falar de vacina no braço e comida no prato. Temos que lutar pelo direito à sobrevivência”. E concluiu: “Na época, tínhamos um estadista na presidência e não um lunático, um genocida”, criticou.

Para a vereadora Liana Cirne, quando o presidente Lula discursou e concedeu a entrevista, renovou “o nosso desejo de sonhar com dias melhores e de sair dessa tragédia diária, desse pesadelo terrível, em que todos os dias somos surpreendidos com notícias ruins”. Segundo a vereadora, “Lula só incomoda a quem não gosta de divisão social, a quem reclamava porque empregada doméstica andava de avião e se incomodava porque as pessoas pobres estavam nas universidades para escolher seu futuro”, disse.

O vereador Jairo Brito (PT) pediu um aparte para apresentar “dados estatísticos e reais” que comparam a gestão do presidente Lula com a de outros presidentes. “Eu trouxe essas informações para nós não ficarmos em achômetros. Para termos ideia, o governo FHC construiu zero universidades federais; Lula, construiu 18. Na gestão de Fernando Henrique, foram inaugurados 11 institutos federais, enquanto Lula inaugurou 214 em todo o território nacional. Foram adotados vários programas de educação como o Enem, sistema de cotas e ascensão de pobres e negros às faculdades, o programa Fies beneficiou 1.5 milhão de famílias, houve a capacitação de professores e ele ainda promoveu a estrutura física das universidades. Foi no governo Lula que o nosso PIB teve aumento real . Mas, hoje é negativo”, disse.



Em 13.04.2021.