Liana Cirne discutiu requerimentos pedindo voto de aplauso a Lula
O segundo requerimento é o de número 1639/2021, concedendo voto de aplausos e congratulações ao ex-presidente pelo histórico discurso realizado no dia 10 de março de 2021, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). O discurso e a entrevista foram realizados após a decisão do ministro Edson Fachim, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Lava Jato, ao declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para o processo e julgamento das ações.
Liana Cirne pediu o apoio dos colegas, na reunião virtual, e disse que se sentia “honrada de ser a autora dos requerimentos”. Ela lembrou que o ex-presidente realizou um discurso e depois concedeu uma entrevista com duração, em conjunto, de três horas. “Ele falou das realizações de sua gestão. Falou do programa de vacinação que atendeu a 80 milhões de brasileiros em apenas três meses; também de uma época de ouro da nossa economia, e dos 40 milhões de brasileiros que saíram da linha da miséria. A época foi o contrário desta, de hoje, quando a fome voltou à nossa realidade e as ruas de nossas cidades estão lotadas de pessoas pedindo comida”, disse.
A vereadora acrescentou que o ex-presidente, em seu discurso e na entrevista, lembrou de haver promovido o maior programa de inclusão social do País. “Foi no governo Lula que houve incentivo para que as crianças se matriculassem nas escolas, por exemplo”, disse. Ela observou também que até a atuação da Câmara Municipal do Recife, na gestão de Lula, era diferente: “Os discursos eram pela ampliação da conquista de direitos. Hoje, nós temos que falar de vacina no braço e comida no prato. Temos que lutar pelo direito à sobrevivência”. E concluiu: “Na época, tínhamos um estadista na presidência e não um lunático, um genocida”, criticou.
Para a vereadora Liana Cirne, quando o presidente Lula discursou e concedeu a entrevista, renovou “o nosso desejo de sonhar com dias melhores e de sair dessa tragédia diária, desse pesadelo terrível, em que todos os dias somos surpreendidos com notícias ruins”. Segundo a vereadora, “Lula só incomoda a quem não gosta de divisão social, a quem reclamava porque empregada doméstica andava de avião e se incomodava porque as pessoas pobres estavam nas universidades para escolher seu futuro”, disse.
O vereador Jairo Brito (PT) pediu um aparte para apresentar “dados estatísticos e reais” que comparam a gestão do presidente Lula com a de outros presidentes. “Eu trouxe essas informações para nós não ficarmos em achômetros. Para termos ideia, o governo FHC construiu zero universidades federais; Lula, construiu 18. Na gestão de Fernando Henrique, foram inaugurados 11 institutos federais, enquanto Lula inaugurou 214 em todo o território nacional. Foram adotados vários programas de educação como o Enem, sistema de cotas e ascensão de pobres e negros às faculdades, o programa Fies beneficiou 1.5 milhão de famílias, houve a capacitação de professores e ele ainda promoveu a estrutura física das universidades. Foi no governo Lula que o nosso PIB teve aumento real . Mas, hoje é negativo”, disse.
Em 13.04.2021.