Luiz Eustáquio debate criação de cargo para Agente de Saúde Animal

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) informou que havia pedido vista ao requerimento de autoria de Andreza Romero (PP), pedindo que agentes de saúde atendessem animais. No entanto, o requerimento foi modificado pela autora, passando a solicitar a criação de uma nova função: a de agente de saúde animal. Ele disse na manhã desta terça-feira (27), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que o Sindicato dos Agentes de Saúde havia dito que os agentes não poderiam atender também animais.

Luiz Eustáquio disse que apenas 26% da população é atendida pelos agentes de saúde e que por isso ele havia colocado um substitutivo afirmando que deveria se criar uma nova função, o que agora foi feito. O requerimento da vereadora pede para criar o Programa de Agentes Comunitários de Saúde Animal, com a função de fazer o recenseamento, acompanhamento e cuidados com o bem-estar e saúde dos animais domésticos e em situação de rua.

 A autora tomou por base os programa de Agentes Comunitários e segundo ela,  os agentes de Saúde Animal teriam como missão criar  elo entre os tutores e os animais  de forma a realizar um trabalho não apenas endêmico, mas no âmbito preventivo, desenvolvendo ações  educativas nas comunidades onde atuam, em especial contra maus-tratos.

O requerimento da vereadora Andreza Romero, de número  2716/2021, foi aprovado no plenário virtual da Câmara do Recife.

 

 Em 27.04.2021