Luiz Eustáquio defende campanha de conscientização para combate à covid-19

Com base em tema debatido pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) apresentou e discutiu requerimento na reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, nesta terça-feira (13). Através do requerimento, ele dirigiu indicação ao prefeito João Campos para providenciar a realização de uma campanha de conscientização e prevenção ao coronavírus nas comunidades junto com os profissionais de saúde municipais, dentre eles: os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asace).

O requerimento foi aprovado. “Sabemos que a vacinação está lenta em todo o País e, mesmo assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) está divulgando que só a vacinação não será suficiente para combater o vírus da covid-19. O entendimento dos especialistas é de que as formas de se garantir a saúde e conter a proliferação do vírus implica continuar mantendo o distanciamento social, o uso de máscaras, a higienização das mãos e uso do álcool gel”, afirmou o vereador. Essas iniciativas, disse Luiz Eustáquio, poderão ser incentivadas através de uma ampla campanha de conscientização na sociedade.

O vereador lembrou que, na semana passada, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários e dos Agentes de Combate às Endemias do Estado de Pernambuco, Graciliano Gama participou da reunião da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal do Recife. “Na ocasião, Graciliano disse que os agentes não pararam em nenhum momento da pandemia do novo coronavírus. E que é grande o fluxo de visitas dos agentes nas comunidades”. Nessas visitas, esses agentes poderão fazer parte da campanha de conscientização, de acordo com o parlamentar.

O Recife tem 1893 agentes de saúde e 829 agentes de endemias fazendo a promoção e prevenção de saúde e atenção primária nas comunidades. “Temos a consciência de que, nesta pandemia, enfrentamos uma verdadeira guerra e podemos contar com esses agentes como sendo os nossos soldados”, reforçou. Segundo Luiz Eustáquio, essa equipe cobre 36% da população do Recife, em visitas domiciliares. Na prática, eles já estão reforçando, nas comunidades, as orientações sobre o protocolo de segurança para o enfrentamento à covid-19. “O mais importante é que eles conhecem cada morador pelo nome e por isso, deviam fazer parte dessa campanha. Tenho certeza de que a campanha seria um sucesso”, defendeu.


Em 13.04.2021.