Marco Aurélio elogia PCR pela valorização do centro do Recife
Marco Aurélio Filho fez os elogios durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, realizada por videoconferência, nesta segunda-feira (22). “O Espaço Criadouro se enquadra nas ações de revitalização do centro porque pressupõe a utilização de um prédio antigo, no caso o Edifício Ouro, que estava precisando de reuso”. O Espaço Criadouro, que trabalhará com projetos, foi definido pelo vereador como sendo “um grande laboratório para buscar uma economia criativa de fato para o Recife”.
A ocupação do Edifício Ouro, por outro lado, é “mais um trabalho da Prefeitura do Recife no sentido de reestruturação do centro, que é o nosso cartão postal. É o coração do Recife”, afirmou. Nesse sentido, ele elogiou o trabalho dos secretários municipais Rafael Dubeux, do Desenvolvimento Econômico; Leo Barcelar, de Políticas Urbanas; e Tullio Ponzi, secretário Executivo de Inovação Urbana, que estariam comprometidos com as ações de “reestruturação e ressignificação do centro do Recife”.
Os secretários, de acordo com o vereador, vêem que a solução para requalificação do centro da cidade passa pela parceria com o empresariado. “Os empresários têm que ser vistos como parceiros. E é o que esses secretários estão fazendo”.
Marco Aurélio Filho elogiou, também, o prefeito João Campos que, ao dar atenção às obras de requalificação do centro do Recife “está cumprindo uma promessa de campanha”, seguindo um princípio que o parlamentar acha fundamental. “Esse trabalho será feito com a parceria privada. É desse jeito, buscando parcerias e discutindo a cidade, que a história do Recife é valorizada. O prefeito, que tem essa sensibilidade de gestão, está no caminho certo, pois dessa forma vamos transformar a cidade do Recife”, disse.
A busca de aliados e parceiros no setor privado para requalificar o centro do Recife, é uma bandeira que o vereador disse defender há anos, desde a época que fazia política estudantil. “Sempre acreditei nisso, sempre defendi, desde a época de estudante, que é preciso trazer a iniciativa privada para o lado da gestão. Os empresários são a mola propulsora de nossa cidade. Nós precisamos ser parceiros deles”.
Ele observou ainda que o Clube de Diretores Lojistas (CDL) tem um importante projeto que se chama de Corredor de Comércio, que contempla os cerca de 2 mil comerciantes lojistas dos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. “O CDL é muito importante neste debate de busca de melhorias para o centro”, disse.
Dentro de sua proposta, enquanto vereador, de valorização do centro do Recife, Marco Aurélio Filho disse que realizará uma audiência pública para discutir o embutimento da fiação de postes que se localizam nas ruas do centro. “Esse trabalho de embutimento envolve valores financeiros muito altos. Mas a gestão do prefeito João Campos, através dos três secretários de que já falei, está buscando parceria com o setor privado para realizá-lo. É a Celpe quem vai fazê-lo”, disse.
O vereador Alcides Cardoso (DEM) pediu um aparte e disse que também se preocupa com a requalificação do centro do Recife. “Por isso, eu estive reunido com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Pernambuco, Bruno Batista, que está defendendo que a Rua do Imperador seja transformada em um Porto Jurídico, que é algo semelhante ao Porto Digital, mas sendo na área jurídica. Essa ideia corresponde à do vereador Marco Aurélio, de valorização do centro o Recife. O presidente da OAB está à disposição para tocar o projeto”.
Em 19.04.2021.