Michele Collins defende criação de posto de vacinação 24h

A vereadora Michele Collins (PP) fez um apelo ao prefeito João Campos para que ele veja a possibilidade de se implantar no Recife o sistema de vacinação 24 horas contra a covid-19. Ela fez a defesa na reunião Ordinária, que a Câmara Municipal do Recife realizou por meio de videoconferência, nesta terça-feira (6).

“Estou entrando com um requerimento nesta Casa Legislativa para pedir a instalação de um posto que funcione em tempo integral, neste primeiro momento, que é crucial para a vacinação”, disse. Para ela, esse posto deveria funcionar num ponto central do Recife e as pessoas poderiam recorrer a ele, sobretudo, na madrugada, para evitar aglomerações e a formação de “grandes filas”.

Michele Collins reconhece que “os profissionais da vacinação estão esgotados”, mas que “eles têm essa habilidade”. Se os postos 24 horas forem criados, disse ela, o processo de vacinação contra a covid-19 pode ser acelerado e a população imunizada mais rapidamente. “O prefeito é um homem ousado e tenho a certeza que poderá atender”, disse.

 A vereadora demonstrou, também, que está preocupada com o que acontece durante a vacinação. “Tomei conhecimento de que os tubos de vacina podem fornecer até dez doses. Mas que, depois de abertos, só têm duração de quatro horas”. Se essas dez doses não forem usadas, nesse período, o imunizante precisa ser descartado.

“Soube que há municípios aqui em Pernambuco que estão adiantando a fila da vacinação, para evitar desperdícios. No caso, telefonam para as pessoas irem se vacinar antes do prazo agendado ou ainda levam a vacina na casa daqueles que não podem se deslocar. São formas de se evitar os desperdícios”, disse.

Michele Collins sugeriu que a Comissão Especial Interpartidária para Enfrentamento à Covid-19, da Câmara Municipal do Recife, convide a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, para que ela possa dizer como anda a vacinação no município.


Em 06.03.2021.