Novas árvores serão plantadas no Parque das Graças, diz Cida Pedrosa

Nesta terça-feira (13), em meio às discussões de um requerimento da vereadora Liana Cirne (PT) que pede a suspensão do corte de árvores para a construção do Parque das Graças, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez uso da palavra para tratar do tema. Durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, a parlamentar explicou que, apesar dos cortes, serão plantadas 560 novas árvores no local, que fica à beira do rio Capibaribe.

Ex-secretária de Meio Ambiente do Recife, Pedrosa esteve à frente do projeto do Parque, que passou de uma via de quatro faixas para uma área de lazer com um projeto construído com a própria comunidade do bairro. “Esse projeto é uma conquista urbanística da cidade do Recife e o recurso tem que ser utilizado até 2022. Ele é a possibilidade de uma nova vida para o nosso rio”, afirmou.

De acordo com ela, o projeto feito em diálogo com a Associação Por Amor às Graças não foi modificado e já previa a extinção de árvores. “O projeto que está sendo executado é o negociado. Ele previa a retirada de várias árvores e de uma parte de mangue que não é original, mas mangue plantado. Esse corte de árvores você tem que fazer paulatinamente para dar tempo da biótica se acostumar. Sempre vai ser traumático, mas a gente precisa organizar”.

A parlamentar disse, ainda, que as novas árvores plantas estarão de acordo com o Manual de Arborização do Recife. “Não são árvores pequenas. São árvores de três metros, de crescimento rápido”.

Em 13.04.2021