Osmar Ricardo debate sobre reajuste de professores

O vereador Osmar Ricardo (PT), que também é sindicalista, informou que ano passado os servidores fizeram greve de mais de 15 dias, resultando em acordo coletivo com varias categorias de servidores municipais. Ele disse na manhã desta segunda-feira, durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, ao discutir o requerimento número 2420/2021, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que foi assinado o protocolo, mas não chegou até a Casa José Mariano. “Veio a pandemia e não foi enviado o projeto de lei para a Câmara dos vereadores”.

O requerimento de Liana Cirne, debatido por Osmar Ricardo,  pede ao prefeito e ao secretário Municipal de Educação, que seja cumprido o acordo firmado com o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), relativo ao reajuste da remuneração básica da categoria dos servidores do grupo ocupacional magistério da Prefeitura em 12,84%, em respeito ao piso salarial nacional.

Osmar Ricardo disse que são mais de 17 categorias que têm  assento na mesa de negociação, muitos servidores ficaram de fora dos reajustes e eles estão com salários achatados em virtude disso. “Queremos reabrir a negociação entendendo que há de fato impedimento gerado pelo Governo Federal para dar reajustes, mas o Prefeito do Recife pode ousar”.

Rinaldo Junior (PSB) disse que lembrou de episódios da discussão salarial do ano passado e que logo em seguida ao acordo veio a pandemia. “Nada impede que negociação seja retomada. A PEC 186/2021, que autoriza o Governo Federal a congelar reajustes de servidores federais, estaduais e municipais pode seja revista. Há vários colegas empenhados nesta negociação e pela abertura da discussão”.

 

 

Em 12.04.2021