Rinaldo Junior defende inclusão de garis e auxiliares de limpeza no plano nacional de vacinação

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife realizada nesta terça-feira (13), o vereador Rinaldo Junior (PSB) repercutiu uma pesquisa feita na cidade de Belo Horizonte (BH). Segundo a qual, faxineiros, garis e auxiliares de limpeza respondem por 62% dos profissionais que já foram internados pelo menos um dia em hospitais da Grande BH por covid-19.

A informação é fruto da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) covid-19, do IBGE, realizada entre maio e novembro de 2020, em 295 residências, em que pessoas foram hospitalizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Diante dos números, o vereador Rinaldo Junior enalteceu que os faxineiros, garis e auxiliares de limpeza precisam ser incluídos urgentemente no plano nacional de vacinação do Governo Federal.

“Essas pessoas mantêm a higienização dos hospitais e deveriam ser incluídas no plano nacional de vacinação. Que tratem de vacinar essas pessoas. São trabalhadores que ganham uma remuneração menor e que dependem de transporte público. São funções que não pararam sequer nessa pandemia e todos e todas tiveram que garantir seu trabalho”, ressaltou o parlamentar.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Asseio e Conservação, Condomínios e Limpeza Urbana de Belo Horizonte e Região (SINDEAC), que realizou 4 mil testes de covid-19 em 2020, a prevalência da doença afeta 30% dos trabalhadores. Na linha de frente, profissionais de saúde, socorristas e de segurança pública mineiros também sofrem, com uma média de 23 bombeiros e policiais militares sendo infectados todos os dias desde o início da epidemia. Destes, 171 morreram infectados pelo vírus de março de 2020 a abril deste ano, segundo as entidades representativas das classes.

EM 13.04.21