Rinaldo Junior enfatiza projeto sobre Banco de Medicamentos do Recife

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (19), via videoconferência, o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez questão de discutir o projeto de lei de número 251/2019, de sua autoria, que institui o Banco de Medicamentos do Recife. Ele pediu o apoio dos demais parlamentares para a proposta que foi aprovada, nesta segunda-feira (19), em segunda discussão.

O vereador enalteceu que o projeto está há bastante tempo em tramitação na Casa e que foi aperfeiçoado com o tempo. “O projeto foi melhorado e tem mais qualidade. O momento em que vivemos é muito difícil e o projeto surgiu da necessidade das pessoas que não conseguem comida, emprego, não tem o que vestir e, nem, ao menos, um medicamento prescrito pelo médico”.

Rinaldo Junior detalhou que a proposição contou com sugestões de diversos setores e uma emenda de autoria do vereador Samuel Salazar (MDB). “O projeto nasceu em 2019 depois de ouvir dos farmacêuticos que a população não sabe como descartar um remédio que não é mais utilizado. O objetivo da matéria é criar um banco de medicamentos regulado pela Prefeitura. A proposição, inclusive, recebeu uma emenda muito importante do vereador Samuel Salazar. Esse banco está aberto para qualquer pessoa doar. Ou seja, vai normatizar as doações [de medicamentos]  no Recife”.

No aparte, o vereador Osmar Ricardo (PT) elogiou Rinaldo Junior e falou sobre as dificuldades da população em receber medicações. “Muitos medicamentos não tinham nos postos de saúde, como as cartelas de AAS, um comprimido muito barato. Entendemos que era fim de gestão, ocorreram dificuldades de licitação e de operar esse processo, mas a falta foi muito grande na capital pernambucana. E esse projeto vai melhorar os postos de saúde e policlínicas para atender melhor a população. O senhor está de parabéns”.    

Ao final dos debates, o projeto de lei 251/2019 foi aprovado por unanimidade e seguirá para sanção do prefeito do Recife.

Em 19.04.21