Solene para comemorar 45 anos do Encontro de Casais com Cristo

Exercendo trabalho de evangelização mundial, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), da Igreja católica, existe no Brasil há 50 anos e há 45 em Recife. E para comemorar estes 45 anos de existência do Encontro de Casais com Cristo, os vereadores Zé Neto (PROS), Alcides Cardoso (DEM) e Felipe Alecrim (PSC), promoveram uma Reunião Solene conjunta, na Câmara do Recife, por videoconferência. O vereador Zé Neto presidiu, na tarde desta quinta-feira (29), por videoconferência, o encontro saudando a todos, afirmando que o ECC, promove o reencontro dos casais com eles mesmos, e que promove também o encontro com os pobres, com a humildade, sendo o caminho de São Francisco e da Igreja Católica.

Participaram  da Solene virtual, Dom Fernando Saburido, Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, e os Padres Romeu da Fonte,  Fábio Paes, Luciano Rodrigues, e Carlos Fred. Também participaram os casais Walace e Sonia Fernandes, casal Arquidiocesano, Bira e Gleide, casal Regional, Beline e Enésia, casal Setorial.

O vereador Zé Neto presidiu a solenidade e  destacou a importância do ECC na vida dos casais e no serviço de difundir o evangelho como forma de renovar a vida da família. "O serviço de evangelização do Encontro de Casais com Cristo se baseia em cinco princípios básicos: doação, pobreza, simplicidade, alegria e oração".  Ele destacou que o O ECC "atua no matrimônio e espalha o espírito comunitário e missionário e tem a salvação das famílias como objetivo".

O vereador Felipe Alecrim saudou a mesa em nome de todos. Ele disse que era com alegria que participava do movimento ECC, mais conhecido como Serviço Escola. Para ele esse serviço representa muito na vida dele e da família. “Participei há 11 anos de um ECC com minha esposa e nunca mais saí da Igreja. O Encontro mudou nossas vidas”.

Ele disse que já coordenou encontros e era ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, e tem dois irmãos também a serviço da Igreja.  Segundo ele, o ECC tem por objetivo aproximar as famílias das paróquias  e  trabalhar pelos mais necessitados, sendo a Igreja Católica a mais antiga e maior casa de socorro aos necessitados. São Casas de Saúde, Centros de Educação, Escolas, Universidades, Casas de Recuperação, alfabetização de adultos e crianças, entre outras missões.

Padre Carlos Fred disse que há seis anos é diretor espiritual do ECC. Disse ainda que o ECC realiza trabalho com casais sendo um serviço escola de vida em todas as suas expressões. “Quando a gente se preocupa com o casal,  estamos evangelizando a família toda. São muitas iniciativas e ações que fazem a diferença na vida das pessoas. Estes casais estão a serviço da  Igreja”.

O vereador Alcides Cardoso ressaltou que conhece o ECC desde o primeiro realizado na Igreja de Casa Forte, “Meus avôs foram um dos fundadores e eu tinha seis anos e já passava para ver como era”. Disse ainda que participou de encontros de jovens e adolescentes  e depois de casais, já  com a esposa. Ali é feito um grande trabalho nas comunidades após cada encontro.

Padre Luciano Rodrigues saudou a grande família do ECC que, segundo ele, muito engrandece o trabalho pastoral que abre as portas para a vida familiar. “A Igreja tem muita gratidão aos encontros de casais com cristo, pois enriquece a vida dos casais, e esta Solene reconhece o trabalho que é feito nas igrejas Católicas do Mundo”.

Padre Romeu da Fonte louvou a existência do Encontro de Casais com Cristo, afirmando que o ECC da Torre tem sido um sustentáculo para casais. “O último foi em 2019, antes da pandemia, de número 72. Os casais que fizeram o encontro sentem a Igreja em suas vidas e realizam o amor pelos pobres e se apresentam espontaneamente para serviços nas pastorais”.

Dom Fernando Saburido ressaltou a importância do ECC em aproximar os casais que se afastaram da Igreja e ao serem convidados se transformam e passam a trabalhar de forma engajada nas pastorais. “Acende uma luz nos casais, em três dias que transformam as famílias. Qualquer Paróquia que tem um ECC sente a diferença de participação das famílias”. Agradeceu aos vereadores pela oportunidade a lamentou que a festa não seja completa por causa do momento de pandemia que vivemos.

Um  vídeo discorreu sobre o trabalho do ECC e alguns participantes deram seus depoimentos de como foi participar dos encontros de casais. O casal Walace e Sonia Fernandes  falaram sobre o ECC, desde a implantação do serviço sendo que o primeiro foi na Igreja N. S. do Rosário do Pina. São 145 paróquias no Estado e destas 98  têm ECC implantados. O Casal Regional Bira e Gleide também falou da experiência de participar dos encontros. Também o casal Beline e Anésia deu  depoimentos. Todos agradeceram a inciativa da Câmara do Recife, na pessoa de seu presidente Romerinho Jatobá (PSB).  

 

 

Em 29.04.2021