Tadeu Calheiros aborda requerimento sobre Agentes de Saúde Animal

O requerimento de número 2716/2021, de autoria da vereadora Andreza Romero (PP), foi o motivo de um pronunciamento do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (27). O documento solicita ao prefeito da Cidade do Recife, João Campos, e ao Secretário-Executivo dos Direitos dos Animais, Luís dos Anjos, para providenciarem a criação do programa “Agentes Comunitários de Saúde Animal”, com o objetivo de exercer a função de recenseamento, acompanhamento e cuidados com o bem-estar e saúde dos animais domésticos e em situação de rua.

Tadeu Calheiros parabenizou a vereadora Andreza Romero por ter elaborado o requerimento trazendo o novo cargo de Agentes Comunitários de Saúde Animal. “É muito importante esse cuidado e sensibilidade que ela teve e nos mostra, também, a importância do diálogo para aperfeiçoar a matéria”.

Tomando como exemplo os ACS’s (Agentes Comunitários de Saúde), os agentes de Saúde Animal teriam como missão a criação do elo entre os tutores e unidades de saúde veterinária, como o Hospital Veterinário do Recife, de forma a realizar um trabalho não apenas no âmbito endêmico. “Mas, também, no âmbito preventivo, desenvolvendo atividades de conscientização, ações educativas nas comunidades onde atuarão, de forma individual ou de forma coletiva, ampliando as atuações de combate aos maus-tratos, proliferação de doenças e abandono”, justificou Andreza Romero.

Segundo a parlamentar, o conhecimento e controle de doenças em conjunto com outros agravos são atividades do profissional de medicina veterinária, não sendo pertinentes, portanto, incluir a atividade no rol de atividades dos Agentes Comunitários de Saúde. “Pois a atribuição foge do escopo, do conhecimento e da área de atuação desses profissionais, que diante do cenário pandêmico estão ainda mais sobrecarregados. A atuação deste grupo de trabalho possibilitará que sejam tomadas iniciativas mais rápidas diante de problemas que possam comprometer a saúde pública nos bairros do Recife”.

Em 27.04.21